8.8.16

O IMPOSTO DO TEMPLO - MATEUS 17,22-27 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja do Senhor celebra a memória de São Domingos – Presbítero e Fundador. Domingos de Gusmão – Espanha, 1170-1221 é, com Francisco de Assis, um dos patriarcas da santidade cristã e um dos grandes reformadores da Igreja do século 13. Respondendo aos desafios do seu tempo, fundou a Ordem dos Frades Pregadores – Dominicanos, que em 2016 está celebrando o jubileu dos 800 anos de vida e missão.
Liturgia

Nosso comportamento, regra geral, é resultante da herança genética, da educação que recebemos de nossos pais, mestres, amigos e etc., mas em nós, o discernimento do agir correto ou diferenciado, depende de como compreendemos as questões que nos são pertinentes...

Nosso Deus e Pai, anunciou pela boca dos profetas o envio de Jesus e tudo o que ele passaria para a nossa salvação e Jesus confirma aos seus discípulos que ele seria morto – Mt 16,21. Quando questionado sobre o pagamento de impostos ao templo, embora isentos por serem filhos, Jesus lhes ensina o modo conveniente de agir naquela oportunidade, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

                                                              



'Naquele tempo, quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo? ”

Pedro respondeu; “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos? ” Pedro respondeu: “Dos estranhos! ” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”.' Mateus 17,22-27.

Dizem que dinheiro não nasce em árvores, mas encontrava-se na boca de um peixe quando Jesus precisou ... Enviou Pedro porque Pedro era pescador, e devia faze-lo muito bem e assim aconteceu... 

Nestes tempos difíceis, especialmente aqui no Brasil onde o desemprego atinge a mais de 12 milhões de pessoas, encontrar moeda na boca de um peixe, só mesmo, por um milagre, como Jesus o realizou para pagar o imposto!

Milagres acontecem em maior ou menor escala em nossas vidas... Meu marido e eu, já testemunhamos em palestras nos encontros paroquiais, relatos de milagres ocorridos conosco, por obra e graça de Deus, referente a dinheiro e um destes milagres, vou contar-lhes agora: na década de oitenta, estávamos com um processo tributário de encerramento de uma empresa, na última instância. Nosso Advogado, disse-nos que ajuntássemos dinheiro porque tudo indicava que deveríamos pagar uma quantia representativa, e assim o fizemos, rogando a Deus sempre pela sua divina ordem em nossas vidas, 'deixamos ir e deixamos Deus agir'! E, assim aconteceu: o Presidente do Brasil era João Batista Figueiredo, do regime militar, que decretou uma anistia fiscal até o limite X e a nossa dívida estava justamente dentro desse limite! Maravilha de Deus!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos adoramos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças por vossa imensa glória! ‘Sois o Deus da nossa salvação: sentimo-nos inteiramente confiantes, de nada temos medo, porque sois Senhor a nossa força e o nosso canto ... porque grande no meio de nós, sois vós ó Pai o Santo de Israel’ – Is 12,2s. Graças, Pai!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e pelos ‘pobres e marginalizados que no Senhor depositam a última esperança’, amém!

São Domingos, rogai a Deus por nós e pela ‘ Família Dominicana, que, em seu oitavo centenário de fundação, renova o compromisso com a missão de pregar o evangelho’. Amém! Liturgia

      Brasília-DF., 08 de agosto de 2016
                Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário