12.8.16

O REPÚDIO DA MULHER. NÃO CASAR-SE, POR CAUSA DO REINO - MATEUS 19,3-12 - REFLEXÃO DIÁRIA






Aprecio ver os pássaros que vivem em família e no quintal de casa temos os Anus pretos e brancos, e os João de Barro que os destaco pela arte de como o macho e fêmea constroem a casa deles...

Meu coração se enche de ternura quando os vejo com seus filhotes: o cuidado em alimentá-los, a atenção em protege-los, e glorifico o Senhor nosso Deus e Pai porque com tanto amor procede para com os passarinhos, muito mais amor deve ter para conosco...

O Senhor instituiu alianças, leis, mandamentos, deveres e obrigações para que respeitemo-nos mutuamente uns aos outros, como o é na vida social .... No Matrimônio, para a preservação e proteção dos filhos, fundamentou-o como ‘indissolúvel’ - Mt 5,31-32; 19,3-9; Mc 10,9; Lc 16,18; 1 Cor 7,10-11 – CIC 2382, que se tornou relativo já desde Moisés, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo? ” Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.
                  


Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher? ” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher — a não ser em caso de união ilegítima — e se casar com outra, comete adultério”. Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.

Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.' Mateus 19,3-12.

A Igreja do Senhor entre outros, nos diz: ‘O instituto do Matrimônio e o amor dos esposos estão, por sua índole natural, ordenados à procriação e à educação dos filhos, em que culminam como uma coroa.

Os filhos são o dom mais excelente do Matrimônio e constituem um benefício máximo para os próprios pais. Deus mesmo que disse: “Não convém ao homem ficar sozinho” – Gn 2,18, e “criou de início o homem como varão e mulher” – Mt 19,4, querendo conferir ao homem uma participação especial em sua obra criadora, abençoou o varão e a mulher dizendo: “Crescei e multiplicai-vos” – Gn 1,28. Donde se segue que o cultivo do verdadeiro amor conjugal e toda a estrutura da vida familiar que daí promana, sem desprezar os outros fins do Matrimônio, tendem a dispor os cônjuges a cooperar corajosamente com o amor do Criador e do Salvador que, por intermédio dos esposos, aumenta e enriquece sua família. ’ CIC 1652.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelas nossas famílias unidas e abençoadas pelo vínculo matrimonial que perduram por anos, com netos, bisnetos e tataranetos, segundo a vossa vontade, destinadas a uma descendência que trilha os vossos caminhos - Sl 103,17-18, na aliança instituída pelo Senhor! Graças, Senhor!

Pai Amado, dai-nos sabedoria para cumprirmos as promessas feitas diante do Senhor, quando casamos... Pai, ‘nós vos pedimos, Senhor: dai força e entusiasmo às famílias que buscam crescer no amor e na união e firmai os casais da comunidade na fidelidade e na paciente compreensão das fraquezas do outro. ’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, exemplo de esposa e mãe segundo a Sagrada Família de Nazaré, rogai a Deus pelas famílias do mundo inteiro para que se espelhem na Senhora em fazer a vontade de Deus!

    Brasília-DF., 12 de agosto de 2016
              Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário