5.8.16

CONDIÇÕES PARA SEGUIR A JESUS - MATEUS 16,24-28 - REFLEXÃO DIÁRIA







Adolescente, escutando certa vez o barulho de um transformador no alto de um poste de iluminação pública, constatei ser o barulho daquele, semelhante ao que ouço na minha cabeça, energia, força de Deus que imprime vida e movimento em meu ser... Não estou sozinha! Não estamos sozinhos, mas conectados no Senhor da Vida!

Vivemos tempos de Olimpíada no Brasil e todos os atletas inscritos prepararam-se há tempo para participar, com o objetivo de alcançar uma classificação, fruto do trabalho, do tempo e de esforços empenhados com renúncias às coisas de sua rotina, para concentrar-se no treinamento, e todos, sem exceção, dedicaram parte de seus dias para isso.

Os melhores, receberão medalhas, ouro, prata, bronze, e etc., que os alegrarão – momentaneamente e por algum tempo - e aos seus treinadores, familiares, amigos, seus conterrâneos de países de onde vieram, ou os que são aqui do Brasil.

Jesus nos propõe, não sem tribulações e renúncias também, a glória e a alegria eterna desde que tenhamos Nele o nosso Mestre e Educador de nossas vidas, para uma vida futura de delícias ao seu lado – Sl 16,11, cuja única segurança é a nossa fé, pela oferta de nós mesmos ao Senhor para que tenhamos a vida plena, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.
                                        


De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com seu Reino”.' Mateus 16,24-28.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ A Cruz é o único sacrifício de Cristo, “único mediador entre Deus e os homens” – 1Tm 2,5. Mas, pelo fato de que, na sua Pessoa Divina encarnada, “de certo modo uniu a si mesmo todo homem”, “oferece a todos os homens, de uma forma que Deus conhece, a possibilidade de serem associados ao Mistério Pascal “. Chama seus discípulos a “tomar sua cruz e a segui-lo” – Mt 16,24, pois “sofreu por nós, deixou-nos um exemplo, a fim de que sigamos os seus passos” – 1Pd 2,21. ...’ CIC 618.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, reina Senhor em nossas vidas! Pai, destes-nos Jesus e quando olhamos para Jesus é como se vos olhássemos, pois nos disse Jesus “Quem me vê, vê o Pai “ – Jo 14,9 e nós cremos, confiamos e esperamos, em sua Palavra: graças, Pai, por este tão grande mistério! Graças Pai, porque nos fizestes, à vossa imagem e semelhança – Gn 1,26 e por sermos da vossa raça, em vós vivemos, nos movemos e existimos – At 17, 28, ajuda-nos Senhor, a fazermos a vossa vontade; capacita-nos Pai para sermos como o Senhor quer e a vermos em cada pessoa a vossa face! Amém!


Deus de amor e de bondade em Cristo Jesus, abençoa-nos Senhor com a vossa luz e graça e que o vosso Espírito Santo repouse sobre nós e nos dê sabedoria, compreensão e entendimento, para apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos, amém!

Sagrado Coração de Jesus, ajuda-nos a termos ‘um coração novo, moldado segundo o vosso coração manso e misericordioso para que nos abramos à ação do Espírito, que nos anima a seguir o Senhor e doar a vida por seu reino’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e por todos aqueles Mãe, que se ‘propõem seguir os passos de Jesus’. Amém!

Brasília-DF., 05 de agosto de 2016
      Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário