25.8.16

O VIGILANTE DONO DE CASA. O SERVO FIEL E PRUDENTE - MATEUS 24,42-51 - REFLEXÃO DIÁRIA





Nosso Deus e Pai quer a nossa adesão e coerência em palavras, gestos e ações em tempo integral para com ele e com os irmãos....

Como famílias e como cidadãos, cada um de nós, em casa ou em comunidade temos nossas atribuições, responsabilidades e contribuímos para que o bem, a ordem, o respeito, a harmonia, aconteçam reciprocamente, mesmo que não estejam presentes nossos pais, nossos mestres...

Quando Jesus nos pede para vigiar, devemos fazê-lo sim, porque Deus quer que todos nós sejamos salvos e como bons administradores estejamos exercendo a nossa função com os dons e os bens que o Pai nos agracia para servir aos irmãos, dentro de nossa disponibilidade e possibilidade para que  o agrademos, porque Deus é misericordioso, é justo; dá a recompensa aos justos, cuida deles e até os premia - 
Sl 103,6; Sb 5,15-16, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
                                      


Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa?  Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.

Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’ e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.' Mateus 24,42-51.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘A partir da Ascensão, o advento de Cristo na glória é iminente – Ap 22,20, embora não nos “caiba conhecer os tempos e os momentos que o Pai fixou com sua própria autoridade” – At 1,7; Mc 13,32. Este acontecimento escatológico pode ocorrer a qualquer momento – Mt 24,44; 1Ts 5,2, ainda que esteja “retido”, tanto ele como a provação final que há de precedê-lo - 2Ts 2,3-12. ’ CIC 673.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelos dons que nos dás e que nos fazem estar sempre ligados no Senhor, na fidelidade e na prudência, confiantes, esperançosos, vigilantes, tranquilos, com os pés na terra e os olhos nos céus, fortalecidos pela Eucaristia e na força de vosso Espírito Santo, para assumirmos serenamente as surpresas da vida!


Senhor Jesus, o Senhor quer que vivamos na unidade, no amor de uns para com os outros: suscitai Senhor em nossos corações o vosso amor para que transbordemos como perfume de suave odor por onde quer que passemos e onde quer que estejamos, exalando a verdade como filhos que vivem segundo  vontade de nosso Deus e Pai! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que sirvamos aos irmãos em todas as circunstâncias, de coração sincero, amigo e misericordioso, amém!

Brasília-DF., 25 de agosto de 2016
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário