13.8.16

JESUS ABENÇOA AS CRIANÇAS - MATEUS 19,13-15 - REFLEXÃO DIÁRIA




Quando nasceu a primeira filha da minha segunda irmã, estava eu então com 10 anos de idade e nasceram depois, outros cinco mais filhos... A casa era uma festa na hora das refeições e cada um tinha um tipo de procedimento: uns mais apressados para receber a comida, outros, nem tanto, mas todos ali, esperavam a sua vez, pacificamente...

Fico imaginando as crianças que foram levadas a Jesus, cada qual querendo ser logo tocada por ele, em um tempo onde as crianças não eram bem acolhidas no meio dos adultos, e este tratamento se estendeu até o século 20, quando nasci...

Nosso Deus e Pai, sem discriminação e com paternal delicadeza, ‘conduz seus filhos amados com alegria, na luz de sua glória, com a misericórdia e a justiça que dele procedem – Br 5,9’. A alegria e o sorriso das crianças se assemelham a alegria do Pai, porque dele procede, pois, a felicidade interior, irradia alegria e contentamento e assim como Jesus as acolheu, devemos acolhê-las, amá-las, respeitá-las, com o carinho e atenção que merecem, porque delas é o Reino dos Céus, diz-nos Jesus no Evangelho de hoje, narrado por Mateus:
                                            


'Naquele tempo, levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali. ’ Mateus 19,13-15.

Jesus nos dá um belo exemplo no tratamento para com as crianças, acolhendo-as com dignidade, inserindo-as em seu meio, como o faz com os adultos, sem nenhuma discriminação... Como fui criada em um tempo onde a educação familiar se dava no olhar da mamãe ou do papai e a gente entendia ..., sempre procurei acolher as crianças, servindo-as por primeiro, ou justificando minha atitude para com elas, se assim deixasse de proceder!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, o amor, o acolhimento aos simples de coração, aos pobres, aos enfermos, aos idosos, sempre agradam ao Senhor, porque  ' vos revelastes os mistérios do vosso reino aos pequeninos’ – Mt 11,25. Ajuda-nos Pai para que também acolhamos a todos os irmãos, indistintamente, a chegarem junto do Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos a sermos dóceis e simples como as crianças que se deixam conduzir... Nosso Deus e Senhor, por vosso sangue derramado na cruz que nos redime, cura, liberta e salva, ajuda-nos Senhor, para que tenhamos um coração puro, bom, generoso, misericordioso para amar... Amar-vos Senhor acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, para que sejamos simples como as crianças diante do bem, mas prudentes e sábios, diante do mal e dos maus.

Pai Santo, ‘ouvi e atendei nossa prece, Senhor:
- Cumulai, Senhor, de paz e esperança o Papa Francisco, para que continue firme na missão.
- Socorrei os meninos e meninas de rua, as vítimas do trabalho infantil, os órfãos e os que, ainda pequenos, enfrentam doenças graves, sequestros, tráfico humano.
- Ajudai-nos a dedicar respeito e solidariedade às minorias que sofrem o desprezo da sociedade. ’  Amém! 
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe na nossa conversão, para que renovando o nosso coração, acolhamos os pequenos, os fracos e os mais necessitados, segundo a vontade do Senhor!

     Brasília-DF., 13 de agosto de 2016
                Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário