21.8.16

VISITA A ISABEL. O MAGNIFICAT - LUCAS 1,39-56 : ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - REFLEXÃO DO PASTOR



'A solenidade da Assunção de Nossa Senhora, fixada para o dia 15 de agosto no calendário universal da Igreja, está sendo celebrada neste domingo para que todos possam participar da Eucaristia, pela especial importância desta festa mariana.

O Catecismo da Igreja Católica nos recorda que “a Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos” (n. 966). Na Primeira Carta aos Coríntios, S. Paulo proclama que “Cristo Ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram” (1Cor 15,20), mencionando, a seguir, aqueles que “pertencem a Cristo”, como Maria, destinados a participar da sua vitória sobre a morte. A solenidade que celebramos decorre da fé na ressurreição do Senhor e fortalece a esperança de participar da vitória de Cristo, da qual Maria elevada ao céu participa de modo singular. Além disso, a Assunção de Nossa Senhora está relacionada essencialmente à sua Imaculada Conceição, como afirmou o Papa Pio XII, em 1950, ao proclamar o dogma da Assunção: “A Imaculada Virgem Maria, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória celeste”.
                                                           



Ao celebrar esta solenidade, somos convidados a imitar Nossa Senhora, modelo de oração e de caridade, conforme o Evangelho (Lc 1,39-56). Na visita a Isabel, o “sim” de Maria, a “serva do Senhor”, se prolonga através do serviço humilde e generoso. O Evangelho ressalta a sua disponibilidade e generosidade em servir, ao mencionar que ela se dirigiu “apressadamente” à casa de Isabel e com ela permaneceu “três meses”. O exemplo de serviço humilde e caridoso de Maria se completa com a sua belíssima oração, exaltando a misericórdia de Deus. A Assunção é sinal do cumprimento daquilo que afirma Maria em sua oração: “o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor”; Ele “derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes”. Para participar da glória de Cristo é preciso percorrer o caminho da doação generosa e do serviço humilde, sustentados pelo amor misericordioso de Deus.

Neste domingo do Mês Vocacional, estamos concluindo a Semana da Família e nos recordamos, especialmente, da vocação à vida consagrada. Aos irmãos e irmãs na vida consagrada, a nossa profunda gratidão e as nossas preces, para que, a exemplo de Maria, sejam portadores da esperança e da caridade de Cristo. Em Belém do Pará, ocorre neste domingo o encerramento do Congresso Eucarístico Nacional, iniciado no dia 15, com o tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”. Unidos aos participantes, expressamos a nossa ação de graças a Deus, suplicando os frutos do Congresso Eucarístico para a Igreja em todo o Brasil.

      PALAVRA DO PASTOR
        SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO
   ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
           Dom Sergio da Rocha
         Arcebispo de Brasília – DF.

Em, 21 de agosto de 2016
    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário