26.8.16

AS DEZ VIRGENS - MATEUS 25,1-13 - REFLEXÃO DIÁRIA






Na época que estudei o primário e o secundário décadas 50/60, participei de provas orais: a Professora em sala de aula chamava por ordem alfabética e como meu nome começa com A, de Ana, eu era das primeiras a ‘dar o ponto’ que já estava na memória, no coração e na 'ponta da língua' para ser verbalizado...

A Professora ‘tomava o ponto’ referente à matéria que lecionava: português, história, geografia e etc. e o fazia em alto e bom tom de voz, inquirindo-nos a que fizéssemos o mesmo ...

Toda a classe em silêncio respeitoso, escutava e de antemão ficava sabendo se cada uma de nós tinha sido bem-sucedida...

Fundamentada nesta experiência, ao meditar a Palavra de Deus de hoje, comparei-a ao aprendizado, conhecimento e intimidade que cada um de nós que acreditamos, confiamos e esperamos em nosso Deus e Pai, vivemos a nossa fé!

Nossa caminhada tem altos e baixos e muitas vezes precisamos da ajuda do Senhor para corrigir o percurso, e nosso Deus e Pai na sua infinita misericórdia nos ajuda, mas no dia do nosso chamado, como na prova oral de antigamente, estaremos frente a frente com o Senhor para a sabatina da verdade na hora da justiça, porque tivemos ocasiões de beneficiar-nos de sua misericórdia, mas não a acolhemos!

Abramos a nossa mente e coração à Palavra que nos salva, para que entendamos as oportunidades que o Senhor nos oferece e inspira para que hajamos com sabedoria, prudência e sobriedade no seu caminho:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.
                                       



As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide a seu encontro!’Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’.

As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.' Mateus 25,1-13.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, a vossa pedagogia se assemelha a que vivemos no nosso dia a dia , ajuda-nos Pai, na graça e na força de vosso Espírito Santo a que sejamos dóceis, simples e atentos à vigilância e à busca da sabedoria que vem de vós, para que por meio delas, estejamos preparados para, a qualquer tempo, acolhermos Jesus, o noivo que continuamente nos visita’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 26 de agosto de 2016
         Ana Miranda Bessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário