1.8.16

PRIMEIRA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES - MATEUS 14,13-21 - REFLEXÃO DIÁRIA




A Igreja do Senhor, faz memória de Santo Afonso Maria de Ligório – Bispo, Doutor e Fundador. Afonso – Itália, 1696-1787, advogado renomado, deixou a profissão pela vida eclesiástica. Para concretizar o seu ideal de evangelização, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor – 1732, dedicada às missões e ao atendimento dos necessitados.
Liturgia

Eu, quando jovem, trabalhando durante o dia e estudando a noite, na saída do trabalho às 11:30h para almoço, eu me esforçava para chegar em casa às 12h para poder compartilhar o almoço com os familiares... Era a hora do encontro de todos nós...

Jesus acolhe as multidões, cura as suas enfermidades e quando alertado pelos discípulos de que a noite estava chegando ... Jesus quer continuar mais tempo nessa proximidade com as pessoas e assim o faz para mantê-las por perto e poder ajuda-las, alimentando-as como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:

Naquele tempo, quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida! ” Jesus, porém lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer! ” Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. Jesus disse: “Trazei-os aqui”.
                                     



Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões.Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças. Mateus 14,13-21.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘... Fração do Pão, porque este rito próprio da refeição judaica foi utilizado por Jesus quando abençoava e distribuía o pão como presidente da mesa – Mt 14,19, sobretudo por ocasião da Última Ceia. É, por este gesto que os discípulos o reconhecerão após a ressurreição – Lc 24,13-35, e é com esta expressão que os primeiros cristãos designarão as suas assembleias eucarísticas. Com isto querem dizer que todos os que comem do único pão partido, o Cristo, entram em comunhão com ele e já não formam senão um só corpo nele – 1 Cor 10,16-17. CIC 1329.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Senhor porque formamos um só corpo em Cristo Jesus! Graças, Senhor porque colocas em nosso coração o acolhimento aos irmãos que encontramos ou convivemos e vendo, ou sabendo de suas necessidades o Senhor estende a nós a vossa compaixão e a vossa misericórdia, e  nos ‘ensina a fazer a vossa vontade’, para com o que temos e o quanto podemos ajudar, fraternal e solidariamente os nossos irmãos!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, e ajuda-nos Mãe para que percebendo as necessidades dos irmãos, possamos amenizar as suas angústias e aflições. Amém!

Santo Afonso Maria de Ligório, rogai a Deus por nós para que testemunhemos e anunciemos Jesus Cristo, nosso Santíssimo Redentor, às nações e ao mundo!

Brasília- DF., 1º de agosto de 2016
          Ana Miranda Bessa

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário