20.8.16

ADVERTÊNCIA A RESPEITO DOS ESCRIBAS E DOS FARISEUS - MATEUS 23,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA




O apóstolo Pedro quando às margens do Tiberíades com os demais apóstolos, no encontro destes com Jesus ressurreto, quando interpelado pelo Senhor se o amava ... Pedro afirma, confirma e reafirma que sim e nos testemunha que Jesus sabe tudo! Jo 21.

Quando passei por um afogamento iminente e me abandonei aos cuidados de Jesus orei: Senhor Jesus, acolhe o meu espírito e fui, simultaneamente, retirada das águas profundas por alguns jovens que passeavam de barco naquele instante... Jesus estava lá comigo, porque ele vê e sabe tudo!

Nada e ninguém está isento da presença amorosa do Senhor e se todos compreendessem esse liame de amor do Senhor para conosco, o mundo seria outro. ‘...Nisto está a segurança dos nossos dias: a sabedoria e o conhecimento são a riqueza capaz de salvar-nos, o temor do Senhor, eis o nosso tesouro’ - Is 33,6! Voltemo-nos para o Senhor e o busquemos como a criança busca seus pais na confiança  de que eles estão sempre por perto,  e Deus está, como o ar que respiramos!

O Senhor quer e espera que nós sejamos coerentes, na forma como falamos e agimos uns para com os outros e não como os mestres da lei e os fariseus daquela época, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:
                                          



'Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: “Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.

Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”. Mateus 23,1-12.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, somos todos vossos filhos amados e devemos nos tratar mutuamente uns aos outros como irmãos, sem nos sobressairmos com ares de sábios e orgulhosos dos dons ou bens que temos, porque tudo que somos e temos, procedem do Senhor!

Pai Santo, ajuda-nos para que na força e na graça de vosso Espírito Santo nós vos sirvamos e aos irmãos, acolhendo a todos com simplicidade de coração sem querermos ser melhores que os demais, respeitando-os dentro de suas capacidades e limites no jeito de ser. Pai, somos vossos, ajuda-nos a sermos como o Senhor quer!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a fazermos a vontade do Senhor, amém!

São Bernardo – Abade e Doutor, França, 1090-1153, da Ordem de Cister, rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 20 de agosto de 2016 

        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário