21.6.17

A ESMOLA. A ORAÇÃO. O JEJUM - MATEUS 6,1-6.16-18






A história da nossa salvação nos revela a presença constante do Senhor nosso Deus no meio de seu povo... São tantos os momentos onde nosso Deus e Pai se manifestou aos que o temem e o invocam, como a Abraão, Moisés, Ana de Elcana, Tobit e Tobias e etc., etc...

‘O maior milagre da humanidade é a encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo’ o Messias esperado, e aconteceu entre o anjo Gabriel que o anunciou, o Espírito Santo que o concebeu em Maria, que o acolheu – Lc 1,26-38.

O nascimento de Jesus em Belém de Judá foi anunciado pelo Anjo do Senhor aos pastores que cuidavam do rebanho nos campos, e a sua apresentação no templo se deu com a presença de Simeão e Ana – Lc 2,1-38.

A transfiguração de Jesus ocorreu na presença de Moisés e Elias e os três apóstolos mais íntimos Pedro, Tiago e João, quando ouvem a voz do Pai que lhes diz: “Este é o meu Filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o! ” Mt 17,1-8.

Abertos e receptivos à moção do Senhor, acolhamos a sua palavra que nos ensina a como procedermos retamente, narrada por Mateus:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
                                               


Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.' Mateus 6,1-6.16-18.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Senhor pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque em Jesus Cristo nos ensinas que nada do que fazemos vos passa despercebido, para nos testemunhar que verdadeiramente estás conosco todos os dias das nossas vidas – Mt 28,20! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor para que a justiça que praticarmos, a esmola que dermos, o jejum e a oração que fizermos, sejam preservados na intimidade entre nós e vós a quem nos dirigimos, e os nossos queridos que nos acompanham e sempre estão conosco, como os pastores, como Simeão e Ana e como os apóstolos que vos anunciaram e testemunharam , anunciarão e testemunharão no tempo presente e no futuro para a nossa descendência, a bondade do Senhor no coração de quem verdadeiramente vos ama! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos simples e humildes ‘para que a nossa oração e nossas práticas religiosas se traduzam em gestos sinceros de solidariedade’, amém!

São Luís Gonzaga, Religioso. Luís – Itália, 1568-1591 da Companhia de Jesus, dedicado ao estudo, à oração e à caridade, é o padroeiro da juventude, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

            Brasília-DF., 21 de junho de 2017
                       Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário