10.6.17

CRÍTICA AOS ESCRIBAS. A OFERTA DA VIÚVA POBRE - MARCOS 12,38-44 : REFLEXÃO DIÁRIA





No cotidiano de nossas vidas e regra geral, em todos os seguimentos da sociedade, servimo-nos da tecnologia para facilitar as tarefas e atribuições que nos são pertinentes...

A tecnologia aliada à ciência, permitem ao homem pelos conhecimentos adquiridos e experimentos realizados, a criação, produção e desenvolvimento de uma série de bens e serviços, sofisticados até, e que em vista de sua complexidade são patenteados com direitos de propriedade ao seu criador...

Assim, quando uma pessoa cria, desenvolve e produz a sua invenção, ele a conhece perfeita e profundamente e ao menor ruído desarticulado de seu desempenho, ele sabe exatamente onde é...

Nosso Deus e Pai nos criou e somos seus filhos amados em Cristo Jesus; nos conhece profundamente; sabe tudo de nós – Jo 21,17 e tudo o que pensamos e fazemos não lhe passa despercebido, como nos narra Marcos, no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus dizia, no seu ensinamento, à multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”. Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias.   

                                             

Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.' Marcos 12,38-44.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque verdadeiramente estás conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20 para nos orientar e conduzir como um Pai zeloso que ama e cuida de seus filhos porque estes confiam e se deixam conduzir... Graças, Pai!

Pai Amado, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós:  orienta-nos e conduze-nos, ó Pai ! Abençoa-nos com a vossa luz e graça e envia-nos o vosso Espírito Santo para criar em nós um coração que seja dócil e simples, generoso e puro, dando-nos de novo um espírito decidido – Sl 51,12, para que a nossa oferta seja partilha generosa e sincera daquilo que queremos e podemos vos dar, retribuir, porque tudo que somos e temos dos dons e bens que nos concedes, procedem do Senhor e quando a fizermos, ‘... não saiba a nossa mão esquerda o que faz a mão direita... pois vós ó Pai, que vê no segredo, nos recompensará’ - Mt 6,1-4! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos pessoas generosas e justas, sinceras e despretensiosas em nossas atitudes e ações, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

         Brasília-DF., 10 de junho de 2017
                    Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário