5.6.17

OS AGRICULTORES ASSASSINOS - MARCOS 12,1-12 : REFLEXÃO DIÁRIA







Comemorar datas importantes em nossas vidas é uma forma de recordar a nossa história por tais feitos para que não se percam nos meandros do passado .... Com estas celebrações, além de fazermos memória do que vivemos, mantemos viva as lembranças que contribuíram para nos edificar naquilo que hoje somos...

Nosso Deus e Pai e seu Filho amado, assim o fizeram quando dentre outros, Deus falou à Moisés para abençoar os israelitas – Nm 6,22s, e Jesus, com seus apóstolos, quando da instituição da Sagrada Eucaristia – Lc 22,19-20, exortaram-nos a que assim os fizéssemos...

Irmãos amados, graças ao nosso Bom Deus, a nossa Igreja ao concluir a liturgia da Palavra do tempo pascal, com a vinda do Espírito Santo em Pentecostes, adentra o tempo comum para recordar, fazer memória dos acontecimentos ocorridos e testemunhados na vida de Jesus que culminaram com a sua Paixão, Morte e Ressurreição para manter acesa a chama da nossa fé, da nossa esperança e do nosso amor – 1Cor 13,13!

Com a parábola do evangelho de hoje, Jesus além de nos ensinar que somos  de Deus; tudo que temos vêm de Deus e está a nosso serviço e que os dons que ele nos concede são para o bem de todos,  fez também  um prenúncio de sua morte aos sumos sacerdotes, mestres da lei e anciãos, como nos narra Marcos:

'Naquele tempo, Jesus começou a falar aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos, usando parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a, fez um lagar e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou a vinha a alguns agricultores, e viajou para longe. Na época da colheita, ele mandou um empregado aos agricultores para receber a sua parte dos frutos da vinha.

Mas os agricultores pegaram no empregado, bateram nele, e o mandaram de volta sem nada. Então o dono da vinha mandou de novo mais um empregado. Os agricultores bateram na cabeça dele e o insultaram. Então o dono mandou ainda mais outro, e eles o mataram. Trataram da mesma maneira muitos outros, batendo em uns e matando outros. Restava-lhe ainda alguém: seu filho querido. Por último, ele mandou o filho até aos agricultores, pensando: ‘Eles respeitarão meu filho’.

                                                  


 Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: ‘Esse é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa. Então agarraram o filho, o mataram, e o jogaram fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Ele virá, destruirá os agricultores, e entregará a vinha a outros. Por acaso, não lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores deixaram de lado, tornou-se a pedra mais importante; isso foi feito pelo Senhor e é admirável aos nossos olhos’?”

Então os chefes dos judeus procuraram prender Jesus, pois compreenderam que havia contado a parábola para eles. Porém, ficaram com medo da multidão e, por isso, deixaram Jesus e foram-se embora.' Marcos 12,1-12.


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelo envio do vosso Espírito Santo para nos lembrar, ensinar, exortar e manter viva em nossas mentes e em nossos corações a verdade da fé em Jesus Cristo Senhor nosso - Jo 14,16.26, graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, abençoa-nos Senhor com a vossa luz e graça e envia-nos o vosso Espírito Santo para que nos dê sabedoria e entendimento a fim de que estejamos sempre atentos à vossa Palavra - colocando-nos, disponibilizando-nos para vos servir e aos irmãos despretensiosamente -, acolhendo-a e vivenciando-a em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a fazermos o que Jesus nos disser – Lc 2,5, amém!

São Bonifácio – Bispo e Mártir – Inglaterra, 673-754, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

         Brasília-DF., 05 de junho de 2017
                  Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário