16.6.17

NÃO COMETER ADULTÉRIO. NÃO REPUDIAR A ESPOSA - MATEUS 5,27-32 : REFLEXÃO DIÁRIA







Com os Dez Mandamentos nosso Deus e Pai quis disciplinar a vida em comunidade de seu povo Israel ...

A sociedade é regida por leis, estatutos, regulamentos, normas, onde os direitos e deveres de todos devem ser respeitados para uma convivência harmoniosa e pacífica e o amar a Deus acima de todas as coisas e aos irmãos como a nós mesmos, é o compromisso que devemos ter com o Senhor nosso Deus e com os irmãos – Mt 22,34-40.

Infelizmente pela dureza de alguns corações a união matrimonial do homem com a mulher,  esta,
 em muitos lugares ainda é tratada como objeto e propriedade do homem que a oprime, subjuga, quando deveria ser amada, respeitada...

A união matrimonial como hoje conhecemos e vivenciamos é um pacto nupcial, uma aliança, um contrato assinado pelo casal e testemunhas, para validar perenemente a união conjugal de livre escolha do homem e da mulher, na força do amor e da fidelidade, de um para com o outro.... O matrimônio, como um pacto, é fundamento para o crescimento e o desenvolvimento da humanidade, pois assim Deus o instituiu, desde os primórdios da criação – Gn 1,26s.

Portanto, todo filho ou filha que não queira seguir e fazer a vontade de Deus segundo suas prescrições morais e afetivas de sinceridade e pureza, receberá a sua sentença como Jesus adverte e aconselha no evangelho de hoje, narrado por Mateus:
                                            


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.

Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.' Mateus 5,27-32.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a como fazermos a vossa vontade, e se tentados formos em nosso modo de ser e de agir,  passíveis de pecarmos, devemos nos afastar, deixar de lado, tudo aquilo que não é do vosso agrado e que poderá nos separar do vosso amor, graças Pai!

Pai Amado, como pecadores que somos, se cairmos em tentação, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo, a reconhecermos a nossa falta e arrependidos, busquemos a vossa Misericórdia - Sl 103,11; Mt 9,10-13.  Ajuda-nos Senhor, 'a guardar e fazer crescer os tesouros da fé e do compromisso cristão; a morrer cada vez mais para o pecado e viver a vida nova do vosso reino’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e pelas famílias, coparticipantes do Projeto de Deus para a humanidade, e ajudai-nos Mãe, a sermos coerentes, sinceros, autênticos, puros de coração, com o compromisso assumido diante do altar do Senhor, amém!

Brasília-DF., 16 de junho de 2017 

  Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário