15.6.17

O DOM DA VIDA DE JESUS - JOÃO 6,51-58 : REFLEXÃO DIÁRIA








A Igreja com alegria celebra hoje  a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Outrora Deus alimentou o povo no deserto com o maná, hoje nos alimenta com o pão vivo descido do céu, seu próprio Filho. Sacramento da doação, morte e ressurreição de Jesus, a eucaristia é comunhão com o Senhor e com cada membro do seu corpo eclesial. Liturgia

Nosso Senhor Jesus Cristo se servia de símbolos, sinais, parábolas para ilustrar, tornar compreensível seus ensinamentos, elucidando-os de forma mais detalhada aos seus discípulos quando estes não os assimilavam...

Comer a carne do Filho do Homem e beber o seu sangue nos remetem aos sacrifícios de animais na antiga aliança, para firmar um acordo, uma decisão, normas, regulamentos, lei, entre Deus e seu povo, dentre outros, Gn 4,4; Lv 1,1;17,11; sublime mistério que acolhemos pela fé...

E nosso Deus e Pai, que em Cristo Jesus fez novas todas as coisas – 2Cor 5,17; Ap 21,5, com amor e zelo por nós, com Cristo e por Cristo, instituiu a Eucaristia – Lc 22,19-20 como memorial de sua Paixão, Morte e Ressurreição quando ofertando-se ao Pai por nós na cruz, pode abolir os sacrifícios antigos - Hb 9,11s, para nos alcançar e vir ao nosso encontro, em comunhão conosco eterna, dando-nos sua carne e seu sangue, em pão e vinho,  ápice de nossa salvação!

Caríssimos, Jesus se une a nós através da Eucaristia para que vivamos com ele para sempre... Acolhamos com amor a Palavra que nos salva, narrada por João:

'Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer? ” Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.

                                            

 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.' João 6,51-58.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Cristo nos oferecestes o pão vivo descido do céu, pão da imortalidade e na unção e na força de vosso Espírito Santo fazei-nos dignos para partilharmos da mesa do Senhor e sejamos merecedores da vida eterna, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a que pela comunhão do corpo e sangue de Cristo na Santa Eucaristia, sejamos transformados e cheguemos à estatura de Cristo – Ef 4,13, amém!

Brasília-DF., 15 de junho de 2017
       Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário