6.6.17

O IMPOSTO PAGO A CÉSAR - MARCOS 12,13-17 : REFLEXÃO DIÁRIA




O conhecimento, a coerência, a constância, a firmeza de propósitos naquilo que acreditamos e professamos, nos trazem serenidade diante de pessoas que vêm a nós com armadilhas ou ‘pegadinhas’ para tentarem nos embaraçar, constranger...

O fato de sermos o que somos pela graça de Deus - 1Cor 15,10, tanto à luz do dia como nas sombras da noite, faz de nós, homens e mulheres de coração justo, firmes e confiantes no Senhor como reza hoje o Salmo112.

Jesus sabe tudo – Jo 21,17, assim, quando alguns fariseus e partidários de Herodes o abordaram, preliminarmente reconhecendo a grandeza de Jesus para depois então  perguntar a que vieram, Jesus percebeu a hipocrisia deles e demonstrou-lhes a verdade e a coerência quanto ao fato questionado, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
                                          



Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda? ” Eles responderam: “De César”. Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.' Marcos 12,13-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos enviastes Jesus para nos ensinar a postura e o comportamento corretos quanto aos nossos 'compromissos religiosos e sociais' para com o Senhor e com o meio em que vivemos, graças, Senhor!

Pai Amado, abençoa-nos Senhor com a vossa luz e graça e envia-nos Pai, o vosso Espírito Santo para compreendermos e entendermos que tudo que somos e temos procedem do Senhor e que devemos contribuir, partilhar, nossos dons e bens para o bem de todos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que crie em nós um coração que seja puro, renovando-nos dia a dia com um espírito firme – Sl 51,12, para fazermos a vontade do Senhor, amém!

         Brasília-DF., 06 de junho de 2017

                 Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário