19.6.17

OLHO POR OLHO - MATEUS 5,38-42 : REFLEXÃO DIÁRIA





O instinto natural regra geral, é revidar o ataque sofrido, mas para nós cristãos, o que nos diferencia dos animais é o modo de como podemos e devemos agir ou reagir quanto ao mal que está nos sendo feito...

Jesus nos ensina como nos comportarmos nos momentos de tensão ou decisão... Acolhamos a palavra que nos orienta e nos salva no evangelho de hoje, narrado por Mateus:
                                            

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente! ’ Eu, porém, vos digo, não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”. ' Mateus 5,38-42.


Jesus no seu discurso no Sermão da Montanha, lembrando a 'lei do talião' na crescente violência dos descendentes de Caim - Gn 4,23-24, expôs aos seus discípulos o espírito novo do Reino de Deus para nos levar à unidade de  filhos amados do Pai...

Olho por olho..., não enfrentemos os malvados como nos diz Jesus... Seria, como dizia a minha mãe, cutucar, querer empurrar, a onça com vara curta...

Dar a outra face, me faz lembrar um fato da Irmã Dulce da Bahia que escutei há tempos e desde então entendi o que é dar a outra face.... Conta-se que ‘um dia ela foi pedir ajuda a um empresário, estendendo-lhe o braço e que este cuspiu em sua mão... Irmã Dulce não se abalou. Tranquilamente, limpou a mão e disse: ‘ isso foi para mim, agora, a ajuda para os meus pobres’, e o empresário se converteu’.

Se abrirem um processo para tomar a túnica, 
quanto a um empréstimo, uma demanda nos negócios, por exemplo, para tranquilizar o credor, dá-lhe uma garantia ou um penhor maior ...; se forçados a andar mais, quando nossos filhos, ou secretários  necessitarem sempre de saber as mesmas recomendações, façamos como se fosse a primeira vez, porque sabemos mais que eles; se alguém nos pede algo, não julguemos quanto ao fim a que se destina, a questão é da pessoa que nos pede, não nossa, se podemos, vamos dar simplesmente... 

Caríssimos, a generosidade das nossas atitudes, pode suscitar a misericórdia nos corações endurecidos; fará um bem inestimável para quem a recebe e é agradável ao nosso Deus e Pai.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque em Cristo fizestes novas todas as coisas - 2Cor 5,17 e consolidas a vossa vontade para que possamos ser salvos – Sl 98 e viver pacificamente em harmonia com os irmãos, pois o Senhor faz Justiça e dá o Direito aos oprimidos – Sl 103,6. Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor para que na unção de vosso Espírito Santo, vivamos em unidade e se por ventura pessoas vierem nos prejudicar, maltratar, nos dês sabedoria e discernimento nos momentos de atrito para que se manifeste a vossa Palavra como luz a iluminar as nossas mentes e corações e pacificar os conflitos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a perceber o mal que consciente ou inconscientemente possamos fazer aos irmãos e quando percebermos algo que nos afaste deles, possamos procura-los para um diálogo e nos harmonizemos reciprocamente. Amém!

              Brasília-DF., 19 de junho de 2017

                       Ana Miranda Bessa





Nenhum comentário:

Postar um comentário