2.6.17

O PASTOREIO DE PEDRO - JOÃO 21,15-19 : REFLEXÃO DIÁRIA







Assim como o Salmo 1 nos apresenta os dois caminhos a seguir nesta vida, sendo que a escolha de um e de outro caminho implicará em uma recompensa diferenciada, distinta, a decisão é nossa quanto ao que nos propõe nosso Deus e Pai...

Dois incidentes ocorridos com dois dos discípulos de Jesus, Pedro e Judas Iscariotes, nos testemunham o caminho certo a seguir: Pedro ao negar Jesus, reconhece depois sua fraqueza, chora amargamente - Mt 26,30-35.69s e se junta aos demais discípulos, acolhendo com eles o Pastoreio que lhe é outorgado por Jesus e o prêmio de uma vida longa! Quanto a Judas Iscariotes, movido pela ganância, traiu Jesus - Mt 26,47-50; chegou a sentir remorsos, reconhecendo-se pecador diante dos algozes de Jesus, mas não buscou o Senhor da Vida, e se enforcou - Mt 27,3-5.


Caríssimos, como um pai tem piedade de seus filhos, nosso Deus e Pai em Cristo Jesus tem compaixão de todos os que o temem Sl 103,13! Vimos que o arrependimento de Pedro nos mostra a misericórdia infinita do Pai e o nosso amor ao Senhor, pode nos abrir as portas para estarmos com ele para segui-lo e servi-lo, como nos narra João no evangelho de hoje:

'Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? ” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”.
                                             


E disse de novo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas? ” Pedro disse: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas? ” Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir”. Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”.' João 21,15-19.

" À tríplice profissão de amor de Pedro, Jesus responde por tríplice investidura. Ele confia a Pedro o encargo de, em seu nome, reger o rebanho – Mt 16,18; Lc 22,31s. Pode ser que a tríplice repetição seja sinal de compromisso, contrato em boa e devida forma, conforme o costume semítico – Gn 23,7-23". 
Nota B. Jerusalém.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos com toda a força da nossa alma, do nosso ser e do nosso coração, porque a vossa bondade e a vossa misericórdia se estendem a todos os que creem, confiam e esperam em vós, e nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, nós vos pedimos ‘pela Igreja, chamada a buscar e viver a unidade; pelo nosso Papa e por todos os que, nas comunidades, têm a missão de apascentar vosso povo’ e vos pedimos também por nós, para que o Senhor nos ajude a mantermos fiéis e firmes no amor e na fé em nosso Senhor Jesus Cristo, buscando na Eucaristia a fortaleza e a coragem, que nos sustenta no nosso dia a dia, amém!

Vinde Espírito Santo, ilumine as nossas mentes, aqueça e faça arder o nosso coração de amor para agirmos e vivenciarmos as palavras do Senhor com sabedoria e entendimento de sua vontade em nossas vidas! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que amando nosso Senhor Jesus Cristo, o anunciemos e testemunhemos, seguindo-o destemerosamente! Amém!

         Brasília-DF., 02 de junho de 2017
                 Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário