3.7.18

JOÃO 20,24-29 - TOMÉ, VER PARA CRER : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Festa de São Tomé, Apóstolo – Palestina, século 1º, foi o apóstolo que manifestou solidariedade a Jesus, a caminho de Jerusalém, com as palavras:” Vamos nós também para morrer com ele”. Em sua vida, a descrença cede lugar à bela profissão de fé: “Meu Senhor e meu Deus”. Hoje, busquemos forças para testemunhar, com palavras e ações, nossa fé no Cristo ressuscitado.
Liturgia

Caríssimos, imagino que muitos de nós já tenham experimentado uma situação onde o medo ou a alegria nos paralisou e perplexos ficamos momentaneamente com a mente obscurecida ao que vivenciamos sem termos uma iniciativa, ou reação coerente ao evento inusitado, não esperado ...

Dom Geraldo Majella Agnelo, dentre outros, nos diz que ‘permanecer na palavra de Deus é uma atitude ativa que supõe vigilância e atenção’ e penso que assim devemos estar sempre, como dizemos nós escoteiros: ‘sempre alerta!’

Jesus revelou aos seus discípulos que ele ressuscitaria ao terceiro dia e quando ressurreto apareceu diante deles e eles duvidaram... Jesus então, lhes mostra os sinais da sua crucificação – Mt 28,17; Lc 24,38-41! Tomé, que não estava presente ao saber disso através do testemunho dos seus dez colegas, também duvidou, como nos narra João no evangelho de hoje:

'Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 

                                        



Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”' João 20,24-29.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque mesmo quando esquecemos ou duvidamos da palavra que nos é revelada, o Senhor é compassivo conosco, porque conheces a nossa estrutura e sabes tudo de nós – Sl 103,13-14; Jo 21,17. Graças Pai, porque a nós que não vimos Jesus, ele nos compensa, nos enche de alegria, de esperança e de fé, e nos exorta à felicidade, porque nele acreditamos, confiamos e esperamos – Jo 20,29! Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê a temperança para uma conduta sóbria, equilibrada, diante dos sinas e prodígios em nossas vidas, a fim de os acolhermos e reagirmos segundo a vossa vontade – Ecl. 3,1-8! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que aumente a nossa fé, e ajuda-nos Mãe a anunciarmos e testemunharmos Jesus com gestos, palavras e ações, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

São Tomé – Apóstolo de Jesus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 03 de julho de 2018

          Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário