25.7.18

MATEUS 20,20-28 - PEDIDO DA MÃE DOS FILHOS DE ZEBEDEU : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa de São Tiago Maior – Apóstolo. Tiago – Palestina, século 1º, filho de Zebedeu e irmão de João evangelista, recebeu de Jesus o chamado para fazer parte do grupo dos doze. Foi testemunha privilegiada de acontecimentos importantes da vida do Senhor e o primeiro apóstolo a conhecer o martírio. É considerado o primeiro evangelizador da Espanha. Imitando seu exemplo, testemunhemos com palavras e ações a Boa-Nova.
Liturgia

Nosso Deus e Pai nos reúne em famílias, em comunidades e etc., para que compartilhemos nossos momentos com pessoas que amamos, admiramos, respeitamos, afim de que a nossa vida flua feliz, harmoniosa, serena, tranquila...

Jesus foi criado no meio familiar como meditamos ontem – Mt 12,46-50. Escolheu doze discípulos – Mt 10, depois, setenta e dois – Lc 10. Jesus aonde quer que se encontrasse, reuniam-se em torno dele, multidões, porque a todos acolhia...

Assim sendo, ao saber pela mídia do resultado do Estudo da Universidade de Harvard – E.U.A, sobre a longevidade humana, ter constatado em mais de setenta anos de pesquisas com grupos diversificados de pessoas que a ‘saúde e a felicidade’, têm correlação direta através da participação afetiva com as mesmas, para mim, este estudo, vem comprovar a verdade de que nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, sempre quis e quer, e espera de cada um de nós, que vivamos fraternalmente, uns com outros...

Caríssimos, assim eu quero para mim, para minha família, para meus amigos, e quero para vocês e seus queridos, como a mãe e os filhos de |Zebedeu o querem também, estar pertinho, ao ladinho de Jesus, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 

                                                   

Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. Pois o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.' Mateus 20,20-28.

Diz-nos a Igreja, ‘que o amor de Deus por nós ‘... não exclui ninguém - Rm 5,8. Jesus lembrou-o na conclusão da parábola da ovelha perdida: “Assim também, não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca “– Mt 18,14. Afirma ele “dar a sua vida em resgate por muitos” – Mt 20,28; este último termo não é restritivo: opõe o conjunto da humanidade à única pessoa do Redentor que se entrega para salvá-la – Rm 5,18-19. A Igreja, no seguimento dos apóstolos – 2Cor 5,15; 1Jo 2,2, ensina que Cristo morreu por todos os homens sem exceção: “Não há, não houve e não haverá nenhum homem pelo qual Cristo não tenha sofrido”. CIC 605.

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o Senhor se faz Trino, Família: Pai – Filho – Espírito Santo e nos promete que permanecerá conosco para sempre, desde que vos amemos e guardemos a vossa palavra – Jo 14,16.18.23! Graças Pai, porque Jesus nos ensina que enquanto o Senhor prepara lugares para os vossos amados – Mt 20,23, ele também os prepara para nós, a fim de que, onde ele estiver, estejamos nós também - Jo 14,1-3, revelando-nos o vosso amor infinito e misericordioso para com todos nós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nossas mentes e em nossos corações perseverar na vossa palavra, meditando-a, vivenciando-a no nosso dia a dia, em gestos, palavras e ações, segundo a vossa vontade! Ajuda-nos Pai a colocarmo-nos a serviço de todos e sermos ‘testemunhas fiéis da ressurreição de Jesus Cristo’, vosso Filho amado, nosso Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a ‘encontrarmos nas dificuldades e tribulações da vida, oportunidades de crescimento pessoal e de experiência do amor do Pai, em Cristo Jesus’. Amém! 


Brasília-DF., 25 de julho de 2018
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário