24.7.18

MATEUS 12,46-50 - A MÃE E OS IRMÃOS DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





Tenho, meios-irmãos, filhos da minha  mãe quando de seu primeiro casamento e como 
ficou viúva jovem, casou-se com meu pai ... E, além daqueles meios-irmãos, tenho, também,  irmãos consanguíneos ... No decorrer da minha vida convivi com eles harmoniosamente, sem nenhum conflito em relação ao nosso modo de ser... Mamãe, era nosso liame de amor! 

Jesus, Filho de nosso Deus e Pai, liame de amor entre o Pai e nós, graciosamente nos insere na sua família, quando em oração, nos exorta como filhos a chamar seu Pai, de Pai-Nosso – Mt 6,9, estendendo-nos, também, esta filiação para com a sua Mãe e primos, desde que, como ele, Jesus, façamos a vontade de seu Pai!

'Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”.

                                        


 Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.' Mateus 12,46-50.

Caríssimos, muitos são aqueles a dizerem que Maria, teve outros filhos, mas as evidências bíblicas comprovam uma outra realidade... Dizem-nos os Teólogos que ‘Há diversas menções de “irmãos” (e irmãs) de Jesus – Mt 13,55; Jo 7,3; At 1,14; 1Cor 9,5; Gl 1,19. Embora tendo o sentido primeiro de “irmão de sangue”, a palavra grega usada (adelphos), assim como a palavra correspondente em hebraico e aramaico, pode designar relações de parentesco mais amplas – Gn 13,8; 29,15; Lv 10,4, e principalmente um primo irmão – 1Cr 23,22. O grego possui outro termo para “primo” (anèpsios), ver Cl 4,10, único emprego deste termo no Novo Testamento. Mas o livro de Tobias atesta que ambas as palavras podem ser indiferentemente usadas para falar da mesma pessoa: Tb 7,2 “nosso irmão Tobit” (adelphos ou anèpsios, conforme os manuscritos). Desde os Padres da Igreja, a interpretação predominante viu nesses “irmãos” de Jesus “primos”, de acordo com a crença na virgindade perpétua de Maria. Além disso, isto concorda com Jo 19,26-27 o qual deixa supor que, na morte de Jesus, Maria estava sozinha.’
B. Jerusalém.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças, ó Pai, pela vossa imensa glória porque em Cristo nos fizestes vossos filhos amados, escancarando, alargando mais e mais vosso infinito amor por cada um de nós, deixando-nos na companhia amorosa, sempre presente da Mãe de Jesus e nossa, em todas as Nações que dela necessitem e a invocam ... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, iluminai os pais e mães e dai-lhes sabedoria e discernimento para que eduquem e formem os seus filhos, em pessoas de bem, fundamentadas na vossa Palavra! Ajuda-nos Pai, para que vivamos em paz, exercitando a fraternidade harmoniosamente, uns com os outros, respeitando-nos mutuamente como irmãos e filhos amados de um mesmo Pai, de uma mesma família, em Cristo Jesus! Amém!

Santa Maria, Mãe de Deus e nossa, Mãe Bem-Aventurada, Mãe Dulcíssima, Mãe Imaculada, Mãe... Rogai a Deus por nós pecadores, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Caminha conosco Mãe e ajuda-nos a ‘colocarmo-nos na condição de filhos e filhas obedientes ao Senhor e confiantes na sua misericórdia’. Amém!

Brasília-DF., 24 de julho de 2018 

           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário