5.7.18

MATEUS 9,1-8 - CURA DE UM PARALÍTICO : REFLEXÃO DE ANINHA




Penso que o duvidar, o desdenhar, o debochar de uma pessoa que se manifeste, se expresse de modo que não corresponda ao que supomos ser 'politicamente correto', se assemelha ao que Jesus nos aconselha quanto a não julgarmos os irmãos – Mt 7,1-5!

O conflito entre o sacerdote Amasias e o profeta Amós, da primeira leitura de hoje – Am 7,10-17, bem reflete o que acima expressamos e Amós, além de ratificar a profecia que fizera em nome de Deus, adverte Amasias sobre as desgraças que advirão para a sua família e para ele, também...

Jesus, poder de Deus - que conhece os corações e sabendo o que pensavam os mestres da lei sobre ele perdoar pecados, curar almas, os surpreende, restabelecendo, restaurando milagrosamente a integridade física do paralítico, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” Então alguns mestres da lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!”

                                             


 Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?
O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem, na terra, poder para perdoar pecados” – disse, então, ao paralítico –, “levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. O paralítico então se levantou e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.' Mateus 9,1-8.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque ‘como resposta à fé, a vossa palavra misericordiosa restaura a plenitude da vida’, devolvendo-nos a integridade física, psíquica e espiritual, basta que vos busquemos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e inteligência para acolhermos a verdade, praticarmos o diálogo sincero, fecundo, que nos propiciem a paz e a justiça... Ajuda-nos Pai, a vivenciarmos os vossos preceitos e os ensinamentos de Jesus com fé, para que não ‘sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a abrirmos o nosso coração à graça e ao amor do Pai, para sermos prudentes e ponderados em nossas observações e críticas a respeito do que pensamos, vemos, escutamos, porque apenas os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente - Sl 19. Amém!

Brasília-DF., 05 de julho de 2018
           Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário