17.7.18

MATEUS 11,20-24 - CENSURA ÀS CIDADES IMPENITENTES : REFLEXÃO DE ANINHA




Desde crianças, dentre outros, somos censuradas quando não obedecemos à instrução de nossos pais e a nossa reação, regra geral, é de sentirmo-nos constrangidas ante o erro cometido e pedirmos desculpas, porque assim nos é exigido, faz parte da disciplina e da boa educação...

Caríssimos, Jesus quer de nós, que sejamos obedientes como as crianças, como Maria – Lc 1,38 e vivamos pela fé - Rm 1,16-17! E, se a vida dos justos está nas mãos de Deus, sob a sua proteção – Sb 3,1, Jesus nos disse que não veio para chamá-los, mas sim os pecadores, ao arrependimento – Lc 5,32. Jesus como o Pai, é compassivo e misericordioso – Sl 103,13; é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado mundo – Jo 1,29  nos exorta à conversão para reconciliarmo-nos com Deus – 1Jo 4,10!

'Naquele tempo, Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.

                                            


 Pois bem! Eu vos digo, no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, vos digo, no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”' Mateus 11,20-24. 

A Igreja nos diz que ‘Na linha dos profetas – Dn 7,10; Jl 3-4; Ml 3,19 e de João Batista - Mt 3,7-12, Jesus anunciou na sua pregação o Juízo do Último Dia. Então será revelada a conduta de cada um - Mc 12,38-40 e o segredo dos corações – Lc 12,1-3; Jo 3,20-21; Rm 2,16; 1 Cor 4,5. Será também condenada a incredulidade culpada que fez pouco caso da graça oferecida por Deus – Mt 11,20-24; 12,41-42. A atitude em relação ao próximo revelará o acolhimento ou a recusa da graça e do amor divino - Mt 5,22;7,1-5...’. CIC 678.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque quando crianças, obedecemos aos nossos pais e Jesus nos ensina a sermos como elas, porque delas é o reino dos céus – Lc 18,16-17. Devemos pois, acolher a palavra e os ensinamentos de Jesus como uma criança, para merecermos entrar no vosso Reino de Amor! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, dai-nos olhos de ver e perceber, ouvidos de ouvir e entender, coração de sentir e compreender o quanto o Senhor nos ama – Sl 136 e felizes seremos porque muitos profetas e justos, diz-nos Jesus, desejaram ver o que vemos e não viram, e ouvir o que ouvimos e não ouviram – Mt 13,14-17. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que tenhamos um coração simples, acolhedor da palavra e dos ensinamentos de Jesus, na busca constante e perseverante de conversão, amém!

Beato Inácio de Azevedo – Presbítero e Mártir – Portugal, 1526-1570, da Companhia de Jesus, designado para acompanhar as missões jesuítas no Brasil. Em sua segunda viagem à nova terra, ele e seus 39 companheiros foram martirizados depois de terem o navio atacado por piratas. O exemplo destes mártires nos fortaleça na missão de anunciar a Boa-Nova.
Liturgia

Brasília, DF., 17 de julho de 2018
           Ana Miranda Bessa 


                             



Nenhum comentário:

Postar um comentário