20.7.18

MATEUS 12,1-8 - AS ESPIGAS ARRANCADAS : REFLEXÃO DE ANINHA




Sabemos que em todos os tempos, empresas importantes deixaram de atuar no mercado porque não diversificaram sua linha de produção e perderam  para aquelas que buscaram inovações...

Penso que a prioridade deve estar inserida, implícita, em toda e qualquer atividade humana, quer no âmbito empresarial, quer na nossa vida doméstica, como deve estar também, na nossa vida religiosa...

A Palavra de Deus é eterna - Mt 24,35 e Jesus foi enviado, dentre outros, para ensinar, curar, libertar, salvar, santificar – Jo 4,42. 8,32; 17,17... Assim como amar a Deus e ao próximo é o maior mandamento – Mt 22,34-40, e o próximo aqui, que é o segundo depois de Deus em relação à lei – Lc 13,14-16; 14,3-4, torna-se prioridade, como nos relata Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 

                                            


Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros sentiram fome? Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda, que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? Ou nunca lestes na lei que, em dia de sábado, no templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? Ora, eu vos digo, aqui está quem é maior do que o templo. Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do homem é senhor do sábado”.' Mateus 12,1-8.

Diz-nos a Igreja que ‘O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca profana a santidade desse dia - Mc 1,21; Jo 9,16. Dá-nos com autoridade a sua autêntica interpretação: “O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” – Mc 2,27. Movido por compaixão, Cristo se permite no “dia de sábado fazer o bem de preferência ao mal, salvar uma vida de preferência a matar – Mc 3,3. O sábado é o dia do Senhor das misericórdias da honra de Deus – Mt 12,5; Jo 7,23. O Filho do Homem é senhor até do sábado” –Mc 2,28’. CIC 2173.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia! Graças Pai, porque como um pai é compassivo com seus filhos, o Senhor é compassivo para com cada um de nós que acredita, confia e espera em vós – Sl 103,13! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, por nosso Senhor Jesus Cristo, enviai-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós, ‘mostrando-nos a luz da verdade quando errarmos para que retomemos o bom caminho, dando-nos que vos professemos a nossa fé, rejeitemos o que não convém ao cristão, abraçando tudo o que é digno desse nome’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que ‘observando os preceitos religiosos, caminhemos ao lado da vivência da misericórdia’, do amor, da verdade, do bem, da justiça, por Cristo nosso Senhor! Amém!

Brasília-DF., 20 de julho de 2018

          Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário