28.7.18

MATEUS 13,24-30 - O JOIO E O TRIGO : REFLEXÃO DE ANINHA






Nosso Deus e Pai é bondoso para quem nele confia, para aquele que o busca – Lam 3,25! É compassivo conosco, porque ele nos criou e somos seus; conhece a nossa estrutura física, psíquica, espiritual – Sl 103,13-14!

Assim como nós pais, temos o nosso olhar para as atitudes de nossos filhos, Deus mantem o seu olhar sobre nós e diante de tribulações, perigos ou riscos iminentes, um pensamento nosso dirigido a ele, o traz até nós e ele vem em nosso auxílio...

Sabemos que a maioria das pessoas é do bem, de boa índole, boa vontade e tementes a Deus, mas existem pessoas que ainda não o são e estão para dividir, tumultuar, prejudicar...

Jesus utilizava-se de parábolas e fazia comparações com coisas concretas do nosso cotidiano, como o trigo, o joio, representado pelo bem e o mal, respectivamente, para nos ensinar sobre o que é agradável a Deus e assim merecermos estar com Ele, no seu Reino de Amor... O trigo, é um alimento muito importante para muitos de nós; é um produto do bem, a ser preservado... Mas o joio, não, conforme a narrativa de Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus contou outra parábola à multidão: “O reino dos céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.

                                                


 Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro’”.' Mateus 13,24-30.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que o bem poderá ser perseguido pelo mal, como foi com Adão e Eva – Gn 3; com os vossos Profetas – Lc 11,47-51; com o próprio Jesus – Jo 18-20! Graças Pai, porque como Jesus venceu as tribulações, com o vosso amor e com a vossa graça, por Cristo, com Cristo, em Cristo, nós também as venceremos – Jo 16,33, porque acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e discernimento para bem ‘distinguirmos em nós o trigo do joio’, e fazermos a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo e ajuda-nos Mãe, a sermos semente boa, o trigo da caridade, do amor, aonde quer que nós estejamos...  Amém!

Brasília-DF., 28 de julho de 2018
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário