15.5.19

JOÃO 12,44-50 : CONCLUSÃO SOBRE A INCREDULIDADE : REFLEXÃO DE ANINHA





A interdependência pessoal em todos os seguimentos da atividade humana, tem o seu objetivo, o seu líder, tem a sua disciplina, tem um rumo, uma direção a alcançar...

Em família, como filhos, obedecemos aos nossos pais. Na escola, nossos professores; no trabalho, nossos superiores e assim, sucessivamente... Dependemo-nos uns dos outros...

Os cientistas pesquisam, dentre outros, o cosmos, o universo e formulam hipóteses que podem levar pessoas a não acreditarem na existência de Deus, enquanto outras, pela fé, como muitos de nós, acreditamos em Deus e em Jesus Cristo, uno com o Pai - Jo 10,30, como 'lâmpada luzente para os nossos pés e luz para o nosso caminho' - Sl 119,105!

Jesus, no evangelho de hoje em vista da obstinação de seus contemporâneos em não acreditar que ele, é o Filho único de Deus – Jo 3,16 nos revela duas alternativas: crer ou não crer nele! Com veemência ele revela que quem crê nele é porque crê naquele que o enviou...
                                            


'Naquele tempo, Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”. João 12,44-50.

Assim como há uma estrutura fundamental nas atividades do nosso cotidiano, ‘há portanto, uma estrutura sacramental da Salvação: Cristo é o Sacramento do Pai; a Igreja é o Sacramento de Cristo; os apóstolos, e seus sucessores, Pastores da Igreja, são a voz de Cristo, pois quem ouve a estes, ouve o Senhor Jesus – Lc 10,16’.
Liturgia

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 17,5! Graças Pai, pelos nossos pais que nos ensinaram a caminhar na luz de Jesus para alcançarmos a alegria da vida eterna – Mt 28,9; Jo 14,1-3! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, aumenta a nossa fé – Lc 17,5; santifica-nos Senhor e glorifica-nos, ó Pai, para que nós vos glorifiquemos! Ajuda-nos Senhor ‘para que cheios de fé, esperança e caridade, testemunhemos a alegria do Evangelho’, vivenciando-o, testemunhando-o e anunciando-o, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a perseverarmos na fé e no seguimento de Jesus, disponibilizando-nos e colocando-nos ‘como anunciadores da salvação’, aonde quer que nós estejamos, amém!


Brasília-DF., 15 de maio de 2019
 Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário