31.5.19

LUCAS 1,39-56 - MARIA VISITA ISABEL : REFLEXÃO DE ANINHA






Caríssimos, sabemos que dentre as santas mulheres das Escrituras, Maria é a bem-aventurada porque mereceu de nosso Deus e Pai o divino encargo de ser Mãe de Jesus, Filho unigênito de Deus – Jo 1,14.18; 3,16.18; 1Jo 4,9-10.

Maria, Mãe de Nosso Senhor – Jo 20,28, foi distinguida como a cheia de graça, a bendita entre todas as mulheres porque Bendito é o fruto do seu ventre, Jesus... E, se Maria é assim para o nosso Deus Pai Criador, muito mais deve ser para nós, pobres pecadores...

Maria, tal como Jesus nos ensina a sermos misericordiosos como o Pai é misericordioso – Lc 6,36, ela, também é misericordiosa, porque ao saber na Anunciação do Anjo que a prima Isabel, já idosa, estava grávida – Lc 1,36-37, vai ao seu encontro...

'Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre! ” Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

                                         

 Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.’ Lucas 1,39-56.

Rezamos com toda a Igreja: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós...”. ‘Com Isabel também nós nos admiramos: “Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” – Lc 1,43. Porque nos dá Jesus, seu filho, Maria é Mãe de Deus e nossa Mãe. Podemos confiar-lhe todos os nossos cuidados e pedidos: ela reza por nós como rezou por si mesma: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” – Lc 1,38. Confiando-nos à sua oração, nos abandonamos com ela à vontade de Deus: “Seja feita a vossa vontade”.

Rezamos também: “Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte”. Pedindo a Maria que reze por nós, nos reconhecemos como pobres pecadores e nos dirigimos à “Mãe de misericórdia”, a toda santa. A ela nos entregamos “agora”, no hoje de nossas vidas. Nossa confiança aumenta para desde já entregar, em suas mãos, “a hora de nossa morte”. Que ela esteja então presente, como na morte de seu Filho na cruz. Que, na hora de nossa passagem, ela nos acolha como nossa Mãe – Jo 19,27 para nos conduzir a seu Filho, Jesus, no paraíso.” CIC 2677

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula exemplar, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Ajuda-nos Mãe, a vivermos a caridade em nosso cotidiano para com o nosso próximo e como a Senhora, fazermos a vontade do Pai! Amém!

Brasília-DF., 31 de maio de 2019 

 Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário