17.5.19

JOÃO 14,1-6 - JESUS, O CAMINHO : REFLEXÃO DE ANINHA






Confiança, dentre outros, é ‘ter em bom conceito, em alta estima’; trata-se de uma palavra abrangente porque está impregnada nas boas atitudes, nas coisas mais simples às mais complexas do nosso cotidiano, como a recomendação de um bom restaurante, a um bom médico, à fé e etc.

O testemunho, a referência de pessoas justas, honradas, sensatas, pode influenciar nossa decisão quanto ao que necessitamos fazer, realizar, quanto à direção que precisamos dar, em nossas vidas...

As Escrituras, o testemunho dos nossos pais – dos quais herdamos a nossa fé, nos direcionaram a buscarmos Jesus e a segui-lo, porque acreditamos, confiamos e esperamos nele: caminho eterno que nos conduzirá ao Pai! 

                                  


'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.' João 14,1-6.

A Igreja nos ensina que ‘Em Jesus Cristo, a verdade de Deus se manifestou plenamente. Cheio de graça e verdade – Jo 1,14, Ele é a “luz do mundo” – Jo 8,12, é a verdade – Jo 14,6. Aquele que crê nele não permanece nas trevas - Jo 12,46. O discípulo de Jesus permanece em sua palavra para conhecer “a verdade que liberta” – Jo 8,31-32 e santifica – Jo 17,17. Seguir a Jesus é viver do “Espírito da verdade” – Jo 14,17 que o Pai envia em seu nome – Jo 14,26 e conduz “a toda a verdade” – Jo 16,13. Jesus ensina a seus discípulos o amor incondicional da verdade: “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não” – Mt 5,37.’ CIC 2466.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘pelo sangue de Jesus nos resgatastes de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o Senhor’ – Ap 5,9-10! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para discernir e compreender com toda a Igreja, ‘que à vós, ó Pai, devemos a liberdade e a salvação, fazei Senhor que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, por Cristo, com Cristo, em Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Ajuda-nos Mãe, a depositarmos a nossa confiança incondicional no Senhor - Verdade e Vida! Amém!

Brasília-DF., 17 de maio de 2019 

  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário