3.5.19

JOÃO 14,6-14 - JESUS O CAMINHO : REFLEXÃO DE ANINHA







Quão maravilhoso é nosso Deus e Pai - onisciente, onipotente, onipresente em seu divino mistério de amor para conosco: sendo um, se faz dois, em Cristo Jesus, para estar conosco hoje e sempre – Mt 28,20!

Na vida, somos canais do bem às pessoas que como nós, acreditam em Deus. Assim foi com Filipe que seguiu Jesus como o Messias anunciado pelas Escrituras e dele comunicou a fé a Natanael – Jo 1,43-48. Fez-se porta-voz de alguns gregos que desejavam ver o Mestre – Jo 12,20-22. E, a Igreja celebra hoje, a festa dele Filipe e de Tiago de Alfeu – Mt 10,13, discípulos de Jesus. Os dois Apóstolos são comemorados numa só festa, porque, segundo uma tradição, as relíquias deles foram colocadas sob o altar da basílica dos Doze Apóstolos em Roma no dia da sua dedicação – 1º maio c.565. 
Liturgia 

Caríssimos, abramos a nossa mente e o nosso coração para acolher a santa palavra de Deus e ajudarmos o mundo, a ser melhor:

                                        


 'Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai. E o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.' João 14,6-14.

Diz-nos a Igreja que ‘Toda a vida de Cristo é revelação do Pai: suas palavras e seus atos, seus silêncios e seus sofrimentos, sua maneira de ser e de falar. Jesus pode dizer: “Quem me viu, tem visto o Pai” – Jo 14,9; e o Pai pode dizer: “Este é o meu Filho, o eleito. Escutai-o” – Lc 9,35. Tendo Nosso Senhor se feito homem para cumprir a vontade do Pai – Hb 10,5-7, os mínimos traços de seus mistérios nos manifestam “o amor de Deus por nós” – 1Jo 5,9.’ CIC 516

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque não vimos Jesus, mas acreditamos nele e assim somos felizes – Jo 20,28. Graças Pai, pelos testemunhos dos discípulos de Jesus e adesão de nossos pais à fé em vós, fazendo-nos herdeiros da vossa graça e hoje, somos testemunhas do vosso amor para com eles, conosco e com os nossos queridos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para iluminar a nossa mente, o nosso coração a fim de conhecermos, acolhermos e vivenciarmos mais e melhor a vossa vontade! Ajuda-nos Pai a anunciarmos com coragem, disposição e disponibilidade o Evangelho a todos os povos, nos mais remotos e recônditos lugares onde haja pessoas que ainda não conhecem Jesus e nem a vossa Palavra! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelos que não creem Nele, para que, na fidelidade aos valores de suas consciências, aproximem-se sempre mais da Verdade revelada’. Amém!


 São Filipe e São Tiago Menor, apóstolos de Jesus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 03 de maio de 2019
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário