10.5.19

JOÃO 6,52-59 - O DOM DA VIDA DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA




A experiência pessoal  em ter fatos específicos registrados na mente e ao querer explicá-los às pessoas de nosso conhecimento e amizade, regra geral, pela familiaridade no assunto, abordamos o essencial sem aprofundar nos detalhes, que poderiam contribuir para melhorar o entendimento para quem falamos...

Quando Jesus diz aos seus discípulos ser comida e bebida, eles não entendem, mas Jesus lhes revela, posteriormente, de forma concreta, palpável, tomando pão e vinho, como seu corpo e sangue, quando instituiu a Eucaristia – Lc 22,18-19 e lhes pede para fazê-la em memória de sua morte e ressurreição, que se repete em todas as celebrações eucarísticas, no mundo inteiro...
                                          


'Naquele tempo, os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.' João 6,52-59.

Ensina-nos a Igreja, dentre outros, que ‘Desde o início, Jesus associou seus discípulos à sua vida – Mc 1,16-20; 3,13-19; revelou-lhes o mistério do Reino – Mt 13,10-17; deu-lhes participar de sua missão, de sua alegria – Lc 10,17-20 e de seus sofrimentos – Lc 22,28-30. Jesus fala de uma comunhão ainda mais íntima entre ele e os que o seguiriam: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós... Eu sou a videira e vós, os ramos” - Jo 15,4-5. Ele anuncia uma comunhão misteriosa e real entre o seu próprio corpo e o nosso: “Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele” – Jo 6,56. CIC 787.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos enviastes Jesus vosso Filho unigênito para nos resgatar, nos reconciliar com o Senhor - Hb 9,15; Gl 4,1-7; 2Cor 5,18; 1Pd 1,18-19! Graças Pai, porque estamos fundamentados, inseridos na sua Palavra, pão vivo descido do céu – corpo e sangue, que se aloja em nós para permanecermos nele e ele em nós – Jo 6,54-58! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender o mistério da nossa redenção e salvação em Cristo Jesus... ‘Conceda-nos ó Pai que, conhecendo a Ressurreição do Senhor e a graça que ela nos trouxe, ressuscitemos para uma vida nova pelo amor do vosso Espírito’. Amém! 


Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a vivenciarmos, testemunharmos e anunciarmos o Evangelho em todas as circunstâncias de nossas vidas, e assim contribuirmos para um mundo melhor, de fé, esperança e amor por Cristo, com Cristo, em Cristo! Amém!

Brasília-DF., 10 de maio de 2019
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário