14.5.19

JOÃO 15,9-17- AMOR FRATERNO : REFLEXÃO DE ANINHA




Em tudo que empreendemos na vida, dentre outros, exige de nós escolhas, observação, conhecimento, capacitação, aprendizado, para o que pretendemos realizar...

Nosso Deus ao criar Adão e Eva, colocou-os no Paraíso, mas a desobediência, levou-os a perder a graça que lhes fora destinada – Gn 1-3, quando então, enviou Anjos, Patriarcas, Profetas para ensinar e orientar a humanidade a fazer a sua vontade... Por último, enviou Jesus, seu próprio Filho Unigênito – Jo 1,14.18;3,16.18; 1Jo 4,9!

Jesus escolheu e chamou 12 discípulos... Ensinou-os, designou-os, e os enviou em missão... No evangelho de hoje, os exorta a perseverar no seu amor e assim como é uno com o Pai – Jo 10,30, estendeu-lhes, o seu amor, a sua alegria, a sua amizade...

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. E eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.
                                              


Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.' João 15,9-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela que devemos guardar seus mandamentos para permanecer no seu amor e seremos seus amigos... Nossa Senhora, nos dá o exemplo de obediência ao Senhor, em acolher Jesus em seu seio virginal, dando seu ‘sim’ ao Anjo Gabriel – Lc 1,26-38; São José, em obediência ao Anjo no sonho que tivera, assume a paternidade legal de Jesus e acolhe Maria – Mt 1,18s. Nas Bodas de Caná, ao faltar o vinho, Nossa Senhora fala com Jesus e na certeza de que terá seu pedido atendido, diz aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser”. E o milagre, aconteceu – Jo 2,1-12. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender que a nossa alegria e salvação estão disponíveis para nós desde que sejamos obedientes à vossa Palavra e amemos o próximo, como Jesus nos ama! E, quando o Senhor nos diz para ‘ouvirmos Jesus’ – Mt 17,50, ajuda-nos Pai, em nome de Jesus, a fazermos a vossa vontade, renovando-nos no vosso Espírito Santo a fim de produzirmos frutos de santidade, exercendo a fraternidade com todos, para um mundo melhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos instrumentos de amor ao próximo, vivenciando, anunciando e testemunhando em gestos, palavras e ações a Palavra do Senhor, aonde quer que nós estejamos. Amém!

São Matias, Apóstolo, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 14 de maio de 2019

   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário