29.5.19

JOÃO 16,12-15 - A VINDA DO ESPÍRITO DA VERDADE : REFLEXÃO DE ANINHA






A pessoa que convive mais próxima de nós, poderia ser a que mais deveríamos conhecer e vice-versa, mas nem sempre é assim e quando há conflitos pessoais no modo de ser e de agir, lembro-me de minha Mamãe Carmem mostrando as mãos abertas, chamando a minha atenção para os dedos, que não são iguais...

Jesus hoje nos apresenta o modo divino de ser e de agir, entre ele, o Pai e o Espírito Santo! 'A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à missão do Filho, e, receberá do que é Dele para nos ensinar', como se o próprio Jesus o fizesse – Jo 16,14-15!
                                         


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu”.' João 16,12-15.

Diz-nos a Igreja que ‘A origem eterna do Espírito revela-se em sua missão temporal. O Espírito Santo é enviado aos Apóstolos e à Igreja tanto pelo Pai – Jo 14,26; 15,26; 16,14, em nome do Filho, como pelo Filho em pessoa, depois de seu retorno para junto do Pai. O envio da pessoa do Espírito, após a glorificação de Jesus – Jo 7,39, revela em plenitude o mistério da Santíssima Trindade.’ CIC 244

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a unidade de Jesus com o Senhor e com o Espírito Santo, nos revela o vosso amor e o vosso cuidado  em estarmos sempre com o Senhor, e o Senhor, conosco, como pertença vossa – Dt 14,1-2 ! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito e dai-nos sabedoria para apreciar os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos! Ajuda-nos ó Pai, a invocarmos sempre o Espírito Santo para que ele nos 'conduza e sobretudo possamos escutar com amor a vossa Palavra, sabedoria, sustento para nossa vida e rumo certo para nosso caminho...'. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e caminha conosco Mãe, para que na força e na ação do Espírito Santo - que procede do Pai e do Filho possamos ser fraternos, sinceros uns com outros... Ajuda-nos Mãe, a sermos seguidores  de Cristo, anunciadores e testemunhas fiéis e perseverantes de sua Palavra em gestos, palavras e ações, amém!

Brasília-DF., 29 de maio de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário