17.1.15

CHAMADO DE LEVI-REFEIÇÃO COM OS PECADORES - MARCOS 2,13-17 - REFLEXÃO DIÁRIA



Nos tempos de minha infância e adolescência em Cuiabá-MT., lembro-me com doce saudade que as portas das casas ficavam abertas para acolher os amigos e conhecidos que chegavam sem cerimônia...

Após os cumprimentos informais, alguém da casa oferecia um cafezinho ou guaraná ralado, e se chegasse na hora das refeições, participava da mesa...

No tempo de Jesus era assim também. Levi - conhecido como Mateus - estava trabalhando na coletoria de impostos e foi chamado por Jesus para segui-Lo, dizendo-lhe "Segue-me!".  Levi, muito feliz com o convite de Jesus, ofereceu,  um Jantar em sua casa para Jesus, seus discípulos e seguidores... Marcos 2,13-17



Alguns doutores da lei que eram fariseus e viram Jesus na casa de Levi perguntaram aos discípulos: " Por que ele come com os cobradores de impostos - que muitas vezes sobrecarregavam com impostos, as pessoas de bem - e pecadores?"

Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: "Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores". Marcos 2,17

Com Zaqueu - homem rico e chefe dos publicanos - , foi diferente. Zaqueu procurava ver Jesus passar ... e Jesus o viu ... e disse-lhe que ficaria na casa dele. Zaqueu aceitou com alegria hospedar o Senhor... Zaqueu, arrependeu-se dos seus pecados e se converteu...

Jesus lhe disse  que a salvação entrou naquela casa - Lucas 19,1-10 ,  e por extensão, além da salvação do próprio Zaqueu, a sua família,também foi salva, porque a Misericórdia do Senhor, se estende a todos que O
 respeitam !

Como Levi, Zaqueu também foi criticado e taxado como 'pecador' - Lucas 19,7

Levi, Zaqueu, eu, você, somos todos pecadores também e alegremo-nos com a presença do Senhor em nossas vidas - na Sua Palavra, nos Sacramentos, em nossas mentes e em nossos corações, na face dos irmãos -, por Jesus veio para nós, pecadores - Marcos 2,17. 

" Com efeito - Jesus nos diz -, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido". Lucas 19,10

Hoje, por segurança, não podemos deixar as portas das nossas casas abertas, mas podemos e devemos deixar os nossos corações e as nossas mentes, abertos e receptivos para acolhermos Jesus e as pessoas que necessitem de nós, " porque nosso Deus e Pai, não faz acepção de pessoas... Atos dos Apóstolos 10,34

Digamos sempre: SIM ao amor, e  NÃO ao Preconceito.

Brasília-DF., 17 de janeiro de 2015
          Ana Miranda Bessa



       


Nenhum comentário:

Postar um comentário