3.1.15

TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA -JOÃO 1,29-34 : REFLEXÃO DIÁRIA





Conclui-se o Testemunho de João Batista, narrado por João o Evangelista, sobre Jesus Cristo.

Hoje, a Igreja, faz Memória do Santíssimo Nome de Jesus!

Com o Salmista, eu canto:
" Eis que venho.
No rolo do livro foi prescrito
      realizar tua vontade; 
meu Deus, eu quero ter a tua lei
      dentro das minhas entranhas.

Anunciei  com alegria a tua justiça na
    grande assembléia;
vê, não conservei fechada minha boca,
SENHOR, tu o sabes." Salmo 41,8 s

Mateus nos narra: "Jesus é o Servo de Deus :
Eis o meu servo, que  escolhi,
o meu amado, no qual está meu agrado;
farei repousar sobre ele o meu Espírito,
e ele anunciará às nações o juízo.
Ele não discutira´, nem gritará, 
e ninguém ouvirá a sua voz nas praças.
Não quebrará o caniço rachado,
nem apagará a mecha que ainda fumega,
até que faça o juízo triunfar.
Em seu nome as nações depositarão sua esperança."
Mateus 12,15 s, citando a Profecia de Isaías 42,1-4

E a profecia se cumpriu:

'No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse:
"Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo... E João deu testemunho dizendo : Eu ví " o Espírito descer como uma pomba, do céu e permanecer sobre ele.
Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ' Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, esse é quem batiza com o Espírito Santo'. Eu vi e dou testemunho: este é o Filho de Deus.'"

São Paulo, em sua carta aos Filipenses nos exorta, e a Igreja faz Memória - desde o século XIV; no século XVI foi introduzida na Liturgia - , sobre o  Santíssimo Nome de Jesus:
Jesus, " apresentando-se como simples homem, humilhou-se, feito obediente até a morte, até a morte da cruz. Pelo que  também Deus o exaltou e lhe deu o Nome que está sobre todo nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho de quantos há no céu, na terra, nos abismos. E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." Filipenses 2,5-11

João Batista nos mostra Jesus , O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo,   o Emanuel - Deus Conosco -, que pelo "Sim" de Maria, no-Lo trouxe: Jesus, o Nosso Senhor e Salvador!

Caríssimos, se cremos e confiamos no Senhor, depositemos Nele a nossa esperança e o proclamemos Senhor de nossas vidas. Amém.

Brasília, 03 de janeiro de 2015
     Ana Miranda Bessa






Nenhum comentário:

Postar um comentário