13.3.16

A MULHER ADÚLTERA - JOÃO 8,1-11 - 'PERDÃO E VIDA NOVA': REFLEXÃO DO PASTOR









'O Evangelho, hoje proclamado, se conclui com a palavra de Jesus dirigida à mulher adúltera que estava para ser apedrejada: “Podes ir e, de agora em diante, não peques mais” (Jo 8, 11). Jesus oferecia àquela mulher a graça de uma nova vida. “Podes ir” significa “podes caminhar”, “podes seguir em frente”. É preciso caminhar, deixando para trás o pecado e a vida velha rumo à nova vida. Por isso, Jesus acrescenta: “não peques mais”. Assim como aconteceu com ela, o perdão misericordioso de Deus quer nos conduzir a uma nova vida. A mulher que estava sendo condenada experimentou a misericórdia de Jesus e, por isso, pode “ir”, isto é, pode iniciar uma nova caminhada. O perdão liberta, rompe as amarras do passado e permite caminhar olhando para frente.

Embora proferida em outro contexto, a palavra do profeta Isaías nos convida a não ficar relembrando coisas passadas, pois Deus quer realizar coisas novas. Há coisas do passado que são motivos de alegria e louvor a Deus. Por isso, são lembradas, como faz o salmista: “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” (Sl 125). Contudo, há coisas negativas do passado a serem deixadas para trás, a fim de recomeçar e seguir em frente. Quando recordadas, sejam motivo de louvor a Deus pela sua misericórdia, de aprendizado e de alerta para não recair nos erros. Para falar da sua radical mudança de vida, S. Paulo recorre à imagem de um atleta que corre rumo ao prêmio: “esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente” (Fl 3, 13). Apesar do esforço sempre necessário, a corrida para uma vida nova acontece pela graça de Deus, “por meio da fé em Cristo”. Por isso, afirma S. Paulo: “corro para alcança-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus” (Fl 3,12). O amor de Deus é graça, isto é, precede e acompanha a nossa corrida para conhecer a Cristo e viver como ele nos ensinou.
       
                                      

Entretanto, Jesus nos faz pensar também nas atitudes que temos diante dos que erram. “Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra” (Jo 8,7), afirma ele aos que estavam acusando a mulher. Nesta Quaresma, quem busca a misericórdia de Deus deve ser misericordioso com o próximo. Quem busca o perdão de Deus deve estar pronto também para perdoar. O perdão é fonte de reconciliação e de paz. Faça a experiência do perdão que liberta e traz nova vida nova: o perdão recebido de Deus, o perdão recebido dos irmãos, o perdão oferecido aos irmãos! Este é o caminho que todos somos chamados a trilhar para chegar à Páscoa da Ressurreição, que se aproxima.'

  A PALAVRA DO PASTOR
          PERDÃO E VIDA NOVA
          Dom Sergio da Rocha
        Arcebispo de Brasília-DF.

Em, 13 de março de 2016
    Ana Miranda Bessa


                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário