26.3.16

VIGÍLIA PASCAL - RESSURREIÇÃO: LUCAS 24,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA









‘Em comunhão com as comunidades cristãs e com todo o universo, celebramos a Páscoa de Jesus, sua passagem da morte para a vida. Exultantes no Senhor ressuscitado, recordamos as maravilhas de Deus na história, renovamos e fortalecemos nossa fé. Vivamos em profunda alegria os momentos desta vigília: celebração da luz, liturgia da Palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística.’
Liturgia

Caríssimos, alegremo-nos no Senhor ‘pelo fato daquele sem pecados, ter sofrido o destino de pecadores, a maldição original foi quebrada. Os filhos de Deus foram restabelecidos ao Pai e capacitados a viver pelo mesmo Espírito que ergueu Jesus dos mortos! A morte e a  ressurreição de Jesus Cristo, abriram o céu a todos que acreditam nele...’.

Acolhamos com amor a Palavra de Deus que nos enche de esperança, porque verdadeiramente Jesus Cristo ressuscitou e Nele está a nossa salvação e libertação, para uma vida plena inaugurada na Páscoa da Ressurreição, narrada por Lucas, no evangelho de hoje:
     
                                        

'No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado. Elas encontraram a pedra do túmulo removida. Mas ao entrar, não encontraram o corpo do Senhor Jesus  e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens com roupas brilhantes pararam perto delas.  Tomadas de medo, elas olhavam para o chão, mas os dois homens disseram: “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?  Ele não está aqui. Ressuscitou! Lembrai-vos do que ele vos falou, quando ainda estava na Galileia:  “O Filho do homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores, ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia”.  Então as mulheres se lembraram das palavras de Jesus.

 Voltaram do túmulo e anunciaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Também as outras mulheres que estavam com elas contaram essas coisas aos apóstolos. Mas eles acharam que tudo isso era desvario, e não acreditaram.

Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao túmulo. Olhou para dentro e viu apenas os lençóis. Então voltou para casa, admirado com o que havia acontecido. ‘ Lucas 24,1-12.

Diz-nos a Igreja do Senhor : ‘Por que procurais Aquele que vive entre os mortos? Ele não está aqui; ressuscitou – Lc 24,5-6. No quadro dos acontecimentos da Páscoa, o primeiro elemento com que se depara é o sepulcro vazio. Ele não constitui em si uma prova direta. A ausência do corpo de Cristo no túmulo poderia explicar-se de outra forma – Jo 20,13; Mt 28,11-15. Apesar disso, o sepulcro vazio constitui para todos um sinal essencial. A sua descoberta pelos discípulos foi o primeiro passo rumo ao reconhecimento do fato da Ressurreição. Este é o caso das santas mulheres, em primeiro lugar – Lc 24,3.22-23, em seguida de Pedro – Lc 24,12. “O discípulo que Jesus amava – Jo 20,2 afirma que, ao entrar no túmulo vazio e ao descobrir “os panos de linho no chão” – Jo 20,6, “viu e creu” – Jo 20,8. Isto supõe que ele tenha constatado, pelo estado do sepulcro vazio – Jo 20,5-7, que a ausência do corpo de Jesus não pôde ser uma obra humana e que Jesus não havia simplesmente retomado a vida terrestre, como tinha sido o caso de Lázaro – Jo 11,44.’ CIC 640.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, que maravilha é saber de vós pelas Escrituras e pelos vossos representantes na vossa Santa Igreja! Graças, Senhor porque lemos, escutamos e entendemos... Faz-nos viver Senhor segundo a vossa vontade! Revele-se a nós, Senhor! Ensina-nos Senhor a fazermos a vontade do Pai. Envia-nos o vosso Santo Espírito , para que, assim como nós vos amamos, amemos também os nossos irmãos e sejamos misericordiosos, como o Pai é Misericordioso!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pela humanidade, para que fitando a Cruz de Cristo, vejamos nela, a nossa Redenção e Salvação, a vida nova em Cristo, nosso Senhor! Amém!

Brasília-DF., 26 de março de 2016
    Ana Miranda Bessa

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário