31.3.16

APARIÇÃO DE JESUS AOS ONZE - LUCAS 24,35-48 - REFLEXÃO DIÁRIA











Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou o exemplo de irmos ao Templo, a Casa de Deus, onde é proclamada, meditada , testemunhada a sua Palavra e celebrada a Sagrada Comunhão de seu Corpo e Sangue, em sua memória – Lc 22,19-20,  para quem o acolhe com gratidão!

É muito bom participarmos da vida religiosa com os irmãos, em comunidade, como os Apóstolos, assim o faziam – At 1.2. Como nós pais nos alegramos com os filhos reunidos ao nosso lado, a mesma mesa, partilhando a refeição,  sabemos que isso é agradável a Deus  e Ele nos estende a sua Paz, como Jesus a estende aos seus Apóstolos reunidos em comum... E, Jesus, exorta a orarmos também em nossa casa– Mt 6,5-10, porque o Pai que vê no segredo, nos recompensará.

Os dois discípulos de Emaús no Evangelho de ontem – Lc 24, 13-35, depois da revelação de Jesus Ressurreto, fortalecendo-se no Corpo e Sangue de Jesus, não mediram esforços e imediatamente retornaram à Jerusalém para anuncia-lo aos irmãos, e lá, junto com os Onze, tiveram a graça, o privilégio, a alegria de mais um encontro pessoal com o Senhor da Vida! Ó, Glória!

Com a Paz e Alegria Pascal , abramos a nossa mente e o nosso coração à narrativa de Lucas, da presença de Jesus Ressurreto com seus escolhidos:

'Naquele tempo, os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”

Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração?Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” Deram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles. Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

                              
Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso”. Lucas 24,35-48.

Dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Este projeto divino de salvação mediante a morte do “Servo, o Justo” – Is 53,11; At 3,14 havia sido anunciado antecipadamente na Escritura como um mistério de redenção universal, isto é, de resgate que liberta os homens da escravidão do pecado – Is 53,11-12; Jo 8,34-36. S. Paulo, em sua confissão de fé que diz ter “recebido” – 1 Cor 15,3, professa que “Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras” - At 3,18; 7,52; 13,29: 26,22-23. A morte redentora de Jesus cumpre em particular a profecia do Servo Sofredor – Is 53,7-8 e At 8,32-35. Jesus mesmo apresentou o sentido da sua vida e da sua morte à luz do Servo Sofredor – Mt 10,28. Após a sua Ressurreição, ele deu esta interpretação das Escrituras aos discípulos de Emaús – Lc 24,25-27, e depois aos próprios apóstolos – Lc 24,44-45.’ CIC 601.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor a vos escutarmos e a assimilarmos a vossa Palavra em nossas vidas. Ajuda-nos Senhor, a não nos distrairmos, a não deixarmos passar os acontecimentos que nos aproximam do Senhor e nem perdermos a centralidade da vossa presença em nossas vidas ! Somos vossos Senhor e queremos fazer a vossa vontade, bem como queremos estar aonde o Senhor estiver.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ajuda-nos a abrirmos a nossa mente para acolher , entender, partilhar o amor, a paz, a solidariedade com os irmãos  e como a Senhora fez Mãe, nós também,  façamos a vontade do Senhor! Amém!

Brasília-DF., 31 de março de 2016
       Ana Miranda Bessa

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário