2.3.16

A NOVA LEI COMPARADA À ANTIGA - MATEUS 5,17-19 - REFLEXÃO DIÁRIA














Nosso Deus e Pai nos concede os seus dons para que os coloquemos a serviço dos irmãos e São Paulo, dentre outros, os especifica – Rm12; 1Cor 12. Os dons se assemelham aos talentos dos quais Jesus nos exorta ‘a que os façamos frutificar para o desenvolvimento do seu Reino...’ - Mt 25,14-30.

Aprendemos que Deus não faz acepção de pessoas, porque Ele as criou e as conhece íntegra, total e profundamente – Lv 19,15.Eclo 35,15; At 10,34; Ef 6,9. Nós, regra geral, costumamos julgar pela aparência, e minha experiência é que antes de tecer considerações a respeito de quem eu me aproximo ou que se aproxima de mim, é ouvir a outra parte!

Se os nossos olhos são o espelho da nossa alma, o nosso falar é o áudio do nosso coração porque falamos do que nele contêm... Assim, olhos nos olhos e fala sincera, podem revelar algo de quem é o interlocutor , e reciprocamente, quem somos e a quê viemos!

Acolhamos com o coração e mente abertos e receptivos à Palavra de Deus, naquilo que hoje ele quer nos revelar:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 
                                         

Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. Mateus 5,17-19.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘A Nova Lei ou Lei evangélica é a perfeição, na terra, da lei divina, natural e revelada. Ela é a obra do Cristo e se exprime particularmente no Sermão da Montanha. É também obra do Espírito Santo e por ele vem a ser a lei interior da caridade: “Concluirei com a casa de Israel uma nova aliança.(...) Colocarei minhas leis na sua mente e as inscreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” – Hb 8,8-10;Jr 31,31-34.CIC 1965.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, ajuda-nos Senhor a ouvirmos a nossa consciência, o nosso coração, que nos dizem onde devemos melhorar para discernirmos a vossa vontade... Ajuda-nos Pai, a mantermo-nos vigilantes e misericordiosos, ativa e efetivamente atentos em vossa Lei, em vossos Profetas, e,  em nossas palavras, gestos e ações para com os nossos irmãos!

Pai Justo, Pai Santo, em Cristo Jesus, ajuda-nos a praticar a vossa Palavra: a vive-la, anuncia-la, onde quer que estejamos... Que vosso Espírito Santo haja em nós em todo o tempo e lugar, para que em nos glorificando, vos glorifiquemos sempre, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe ‘para que vivamos cada dia em profundidade, o mistério pascal de Jesus.’ Amém!

Brasília-DF., 02 de março de 2016
        Ana Miranda Bessa


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário