28.3.16

APARIÇÃO ÀS MULHERES. A TRAMA DOS SUMOS SACERDOTES - MATEUS 28,8-15 - REFLEXÃO DIÁRIA










Ontem, Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, reunimo-nos em família para um almoço festivo onde a alegria de sabermos que Jesus está no meio de nós, inundava os nossos corações...

Nosso Deus e Pai desde que nos criou sempre esteve conosco como nos descreve Gn 3,8, ‘... quando passeava no jardim à brisa do dia...’; o Salmo 46; Mq 2,13, e etc., e como muito nos amou – Jo 3,16, enviou-nos Jesus , Mt 1,23, o Emanuel, Deus conosco!

Jesus nos reconciliou com o Pai – 1 Jo 4,10; Rm 5,10; 2 Cor 5,18 e estendeu a nós, dentre outros, a titularidade de filhos amados, através da Oração do Pai Nosso – Mt 6,9. Jesus nos deu a conhecer o Pai, ‘... a fim de que o amor com que Deus amou Jesus esteja também em nós e seja o mesmo amor de Jesus para conosco.’ – Jo 17,26, doce e eterno mistério de amor do Pai para conosco!

Alegremo-nos e exultemos irmãos não no poder do dinheiro que corrompe e que passa, mas no Senhor da Vida, porque a Ressurreição de Jesus é eterna e para sempre, anunciada, proclamada e testemunhada na História da nossa Salvação! Acolhamos a Palavra do Senhor, narrada por Mateus:

‘Naquele tempo, as mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
                                           

Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.

Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.’ Mateus 28,8-15.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Maria de Magdala e as santas mulheres, que vinham terminar de embalsamar o corpo de Jesus – Mc 16,1; Lc 24,1, sepultado às pressas devido à chegada do Sábado, na tarde da Sexta-feira Santa – Jo 19,31.41, foram as primeiras a encontrar o Ressuscitado – Mt 28,9-10; Jo 20,11-18. Assim as mulheres foram as primeiras mensageiras da Ressurreição de Cristo para os próprios apóstolos – Lc 24,9-10. Foi a eles que Jesus apareceu em seguida, primeiro a Pedro, depois aos Doze – 1 Cor 15,5. Pedro, chamado a confirmar a fé dos seus irmãos – Lc 22,31-32, vê, portanto, o Ressuscitado antes deles, e é baseada no testemunho dele que a comunidade exclama: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” – Lc 24,34.36.’ CIC 641.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças Pai, por vossa imensa glória! Pai, assim como Pedro, cheio do Espírito Santo , testemunhou o vosso amor por nós em Cristo Jesus – At 2,14.22-32, ajuda-nos Pai a sermos testemunhas fiéis da presença de Jesus Cristo em nossas vidas e na vida dos nossos familiares, e o  anunciemos aos nossos irmãos, que ainda não o conhecem!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que busquemos sempre o Senhor, estejamos centrados Nele e trilhemos o seu caminho de amor, alegria, de verdade, paz e justiça! Amém!

Brasília – DF, 28 de março de 2016
     Ana Miranda Bessa

                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário