25.3.16

PAIXÃO DO SENHOR - JOÃO 18,1-19,42 - REFLEXÃO DIÁRIA










‘Jesus toma a cruz sobre si e nela é morto por fidelidade à missão que o Pai lhe confiou. Nesta tarde, unimo-nos a ele, servo sofredor, e acompanhamos os seus passos rumo ao julgamento e à condenação. Despojamento e silêncio marcam esta celebração, que consta de três partes: liturgia da Palavra; adoração de Cristo na cruz; rito da comunhão.’


                                                 

Na Celebração da Paixão do Senhor: com as leituras de Isaías 52,13-53,12;do Salmo 31; de Hebreus 4,14-16; 5,7-9; e do Evangelho, narrado por João 18,1-19,42, conhecemos mais Jesus e assim mantemos viva em nossa memória a História da nossa salvação, ‘o mistério da cruz, o sofrimento e as dores de Jesus, o Cordeiro imolado, que nos preparam para a sua glorificação’.

Eis as sete palavras de Jesus na cruz :

1. Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem.

2. Hoje estarás comigo no Paraíso.

3. Mulher, eis o teu filho; filho, eis a tua mãe.

4. Meu Deus, por que me abandonaste?

5. Tenho sede.

6. Tudo está consumado.

7. Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito.

Oremos: “Cruz de Cristo, purificai-nos! Sangue de Cristo, lavai-nos! Chagas de Cristo, curai-nos! Amor de Cristo, libertai-nos! Clemência de Cristo, perdoai-nos!” Amém!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, ao lermos as leituras de hoje, o evangelho, e participarmos desta celebração, queremos viver cada momento com intenso fervor, respeito, devoção...

Pai Amado, nosso coração está contrito e reconhecido do amor infinito que tens por cada um de nós! Nós vos amamos ó Pai, por Jesus Cristo nosso Senhor! Nós vos amamos Jesus que nos destes uma Mãe tão linda e cheia de graça! Graças, graças Pai, nosso Deus e nosso Tudo! Graças Pai, por São José. 

Graças Pai Santo,  por João, o discípulo mais amado de Jesus, que em suas últimas palavras deixou Maria,  Mãe Amada  aos  cuidados do discípulo amado, que  nos trás a Palavra da Fé e nos escreveu para que vendo como ele viu, acreditemos para que a nossa fé, seja continuada pela nossa descendência... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santo Espírito de Deus, repouse sobre nós e derrame os vossos dons, virtudes e frutos, para que como João,que permaneceu firme ao  lado de Jesus na Cruz,  testemunhemos Jesus Cristo em nossas vidas, por pensamentos, palavras e atos, onde quer que estejamos, a começar em nossa casa, e sejamos misericordiosos, como o Pai é Misericordioso!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e pelas mães que perderam os seus filhos ou que não sabem onde eles se encontram !

Brasília-DF., 25 de março de 2016
       Ana Miranda Bessa


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário