9.3.16

JESUS TEM PODER DE JULGAR - JOÃO 5,17-30 - REFLEXÃO DIÁRIA









‘Nosso Deus e Pai nos amou tanto, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele’ – J0 3,16-17s.

A perspectiva de uma epidemia mundial, congrega cientistas de diversas nações para a elaboração de uma vacina que combata tal mal, e faço um paralelo com o que acabamos de ler acima, escrito por São João, Evangelista, em relação a vacinar ou não! A ação da vacina é testada, comprovada e aprovada, para ser liberada, como a existência de Jesus para a nossa salvação, é comprovada e testemunhada ao longo da existência humana!

Tomaremos a vacina que nos protegerá, ou poderemos morrer... Jesus no meio de nós, é o antídoto da morte eterna, ele veio para nos salvar para a vida eterna e Ele mesmo nos diz isso no evangelho de hoje! 


 Vacinar, nos possibilitará uma vida mais longa,  e crermos em Jesus Cristo, que nos revelou o Pai e em tudo faz a sua vontade, termos intimidade com Ele  através de sua Palavra, da oração,  nos possibilitará  alcançar a Vida Eterna! E como sempre, a decisão quanto ao caminho a seguir, pertence a cada um de nós!

Acolhamos a Palavra de Jesus nosso salvador, narrada por João: 'Naquele tempo, Jesus respondeu aos judeus: 'Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho'. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.

Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus:'Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados.                                    
                                       

Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer.

De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida.Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem, viverão. Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem.Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação.

Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.’ João 5,17-30.

Dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Cristo é Senhor da Vida Eterna. O pleno direito de julgar definitivamente as obras e os corações dos homens pertence a ele enquanto Redentor do mundo. Ele “adquiriu” este direito pela sua Cruz. O Pai entregou “todo o julgamento ao Filho” – Jo 5,22.27; Mt 25,31; At 10,42;17,31; 2Tm 4,1. Ora, o Filho não veio para julgar, mas para salvar – Jo 3,17 e para dar a vida que está nele – Jo 5,26. É pela recusa da graça nesta vida que cada um já se julga a si mesmo – Jo 3,18; 12,48, recebe de acordo com suas obras – 1Cor 3,12-15 e pode até condenar-se para a eternidade ao recusar o Espírito de amor – Mt 12,32; Hb 6,4-6; 10,26-31.’ CIC 679

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, ensina-nos o caminho da vida, cheio de alegrias em vossa presença e de delícias a vossa direita perpetuamente – Sl 16,11. Senhor, nós queremos fazer a vossa vontade! Ajuda-nos Senhor a experimentarmos o gosto da vida plena, ainda aqui, no nosso dia a dia! Senhor, restaure a nossa fé, a nossa confiança e a nossa esperança em vós! Graças, Senhor!

Jesus amado, graças pela alegria de ler, escutar e meditar a vossa Palavra, palavra de vida eterna – Jo 6,68. Senhor Jesus, que a vossa palavra penetre todo o nosso ser e nossa alma e ai permaneça, para que, no decorrer da nossa vida inteira, ela vá nos nutrindo, abastecendo, enchendo-nos de vosso conhecimento e sabedoria e assim o Senhor permanece em nós! Graças, Senhor pela vossa Santa Eucaristia que nos fortifica e a cada dia nos faz mais parecidos convosco, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que pratiquemos o bem, a justiça e a misericórdia, agradáveis ao Senhor Nosso Deus e Pai,  e assim, sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 09 de março de 2016
    Ana Miranda Bessa


         

































Nenhum comentário:

Postar um comentário