24.3.16

O LAVA-PÉS - JOÃO 13,1-15 - CEIA DO SENHOR - REFLEXÃO DIÁRIA










Em família, com amigos, colegas, todos gostamos de nos reunir em um alegre e festivo congraçamento que muitas vezes é realizado para comemorar uma data importante ou para comunicar um fato inusitado...

Meditando a história da nossa salvação, Nosso Deus e Pai quando da libertação de Israel do Egito, determinou “... a Moisés e Aarão que cada família preparasse um cordeiro ou um cabrito assado ao fogo e que o comessem às pressas, pois é a Páscoa, isto é, a passagem do Senhor... E cada casa deveria trazer o sinal do sangue em suas portas para ser poupada da praga exterminadora, que o Senhor fez cair sobre os egípcios que oprimiam o Povo de Deus e disse o Senhor: Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar, por todas as gerações, como instituição perpétua”. Êxodo 12,1-8.11-14.

Jesus, no evangelho de hoje, para cumprir a vontade do Pai  reúne seus apóstolos, tomam juntos a Ceia e os surpreende ao lavar-lhes os pés, conforme nos narra João:

                                            
'Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. Jesus, sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltava, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.

Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus: “Agora, não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.

Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”.

Jesus respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todo limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”.

Jesus sabia quem o ia entregar; por isso disse: “Nem todos estais limpos”.

Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz.’ João 13,1-5.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Tendo amado os seus, o Senhor amou-os até o fim. Sabendo que chegara a hora de partir deste mundo para voltar a seu Pai, no decurso de uma refeição lavou - lhes os pés e deu-lhes o mandamento do amor – Jo 13,1-17. Para deixar-lhes uma garantia deste amor, para nunca afastar-se dos seus e para fazê-los participantes da sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memória da sua morte e da sua ressurreição, e ordenou aos seus apóstolos que a celebrassem até sua volta, “constituindo-os então sacerdotes do Novo Testamento”. CIC 1337.

Caríssimos, nosso corpo necessita do alimento diário; regra geral,  no plano social aspiramos viver uma convivência fraterna, pacífica e harmoniosa entre irmãos, mas também, necessitamos da oração e do alimento espiritual, instituído pelo próprio Deus na Antiga Aliança e na Nova Aliança, ratificada por Jesus Cristo que vai mais além, sendo Mestre, se fez Servo, ensinando-nos que quando servimos aos irmãos, estamos servindo à pessoa do próprio Jesus – Mt 25,31s.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, lava os nossos pecados para que puros, possamos partilhar convosco da vossa mesa. Senhor, nós vos amamos... Lava-nos, purifica-nos, restaura-nos de novo pois sois o nosso Deus e nós somos vossos ó Deus de Amor! Nós nos entregamos, nos ofertamos e nos consagramos a vós... Fazei em nós, Senhor, a vossa vontade!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que reconhecidos e agradecidos pela ‘ liberdade que o Senhor Deus nos concedeu, conquistada pelo sangue de Jesus Cristo, nos exorte ao desapego do que nos prende ao mal ‘, amemo-nos uns aos outros e sejamos misericordiosos, como o Pai é Misericordioso. Amém!

Brasília-DF., 24 de março de 2016
    Ana Miranda Bessa 


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário