19.3.16

JOSÉ ASSUME A PATERNIDADE LEGAL DE JESUS - MATEUS 1,16.18-21.24 - REFLEXÃO DIÁRIA











A Igreja do Senhor celebra a Solenidade de São José esposo de Maria e Padroeiro da Igreja. José – Palestina, séc.1º assumiu a missão de acompanhar e proteger sua esposa, Maria, e o Filho de Deus, Jesus, do qual era pai adotivo. Foi homem justo e fiel que Deus pôs como guarda de sua casa. É o padroeiro da Igreja e o protetor de todas as famílias.
Liturgia.

Sabemos que no princípio, Deus criou o céu e a terra... e Deus viu que era bom. Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo nossa semelhança... Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher ele os criou ...” – Gn 1.

‘O verbo no plural: “Façamos...”, segundo a gramática hebraica e grega... era uma porta aberta para a interpretação dos Padres da Igreja, que viram já sugerido aqui o mistério da Trindade.’ – Rodapé Bíblia.

A Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo nos revela a comunhão do Pai com o Filho e com o Espírito Santo que é Amor, à semelhança de uma Família, assim constituída e consagrada, que Deus estendeu aos seus filhos, quando ao criar o homem e a mulher os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra...’ – Gn 1,28, e assim aconteceu.

A história da nossa salvação nos relata e testemunha o cuidado de Nosso Deus e Pai para com os seus filhos e a família é o fundamento, a base firme e sólida para formar, educar homens e mulheres justos a serviço do Senhor... E Deus falou-lhes pelos seus eleitos, anjos, profetas e por fim enviou seu Filho Unigênito, Jesus Cristo.

Santo Agostinho nos diz que “Deus nos criou sem nós, mas não quis salvar-nos sem nós.” Assim que, “Deus enviou seu Filho” – Gl 4,4, mas para “formar-lhe um corpo” - Hb 10,5 quis a livre cooperação de uma criatura. Por isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré na Galileia, “uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria” – Lc 1,26-27. CIC 488.

Abramos a nossa mente e o nosso coração para acolhermos a Palavra do Senhor, para que como São José, justo e fiel, façamos a vontade do Senhor:
                                    

‘Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.’ Mt 1,16.18-21.24.

Dentre outros, diz-nos a Igreja do Senhor: ‘O Evangelho é a revelação, em Jesus Cristo, da misericórdia de Deus para com os pecadores – Lc 15. O anjo o anuncia a José: “Tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” – Mt 1,21. O mesmo se dá com a Eucaristia, sacramento da redenção: “Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados” – Mt 26,28.’ CIC 1846. E assim Jesus nos reconciliou com o Pai - Rm 5,10-11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, como São José, ajudai-nos Senhor para que antes de tomarmos quaisquer decisões em nossas vidas, nos silenciemos e em oração vos busquemos  e ao vosso Santo Espírito, para sermos orientados e procedermos segundo a vossa vontade, amém!

Pai Amado, ‘iluminai as autoridades em suas decisões e suscitai nelas o cuidado com os necessitados. Concedei às famílias alimentar a fé na oração e na Palavra e viver no amor e na harmonia. Amparai as crianças com pais generosos e acolhedores que sempre velem pelo seu bem.’ Amém!
Liturgia.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que como a Senhora e São José, estavam em unidade com o Pai, estejamos nós, também!

Valei-nos São José, a nossa casa, vossa é!

Brasília-DF., 19 de março de 2016
     Ana Miranda Bessa


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário