4.3.16

O PRINCIPAL MANDAMENTO - MARCOS 12,28-34 - REFLEXÃO DIÁRIA











Nos grupos de Oração da Renovação Carismática Católica – RCC, quando uma pessoa anuncia uma Profecia e esta mesma Profecia, simultaneamente, tenha sido inspirada a uma outra pessoa no mesmo grupo, esta proclama: “Confirmo”!

A confirmação de uma profecia testemunha a presença divina naquele local e todos louvam, bendizem, glorificam e agradecem ao Senhor!  No Evangelho de hoje, o escriba faz uma pergunta a Jesus e Jesus lhe responde... O escriba confirma e testemunha a resposta de Jesus, que o qualifica diante do Senhor como conhecedor da Palavra de Deus.

Regra geral, só amamos o que conhecemos e este amor é muito bem regado, cultivado com carinho,respeito,  assiduidade e intimidade para com a pessoa amada e de forma semelhante, assim agimos em relação ao Nosso Deus e Pai, quando então, aprofundando o nosso conhecimento nele, a nossa convivência é pacífica e harmoniosa, porque nele acreditamos, confiamos e esperamos!

Com a mente e coração abertos e receptivos, acolhamos a Palavra de Deus que nos enche de esperança para alcançarmos o seu Reino de Amor:

                                                   

'Naquele tempo,Um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.' Marcos 12,28-34.

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Jesus mesmo confirma que Deus é “o único Senhor” e que é preciso amá-lo de todo o coração, com toda a alma, com todo o espírito e com todas as forças – Mc 12,29-30. Ao mesmo tempo dá a entender que ele mesmo é “o Senhor” – Mc 12,35-37. Confessar que “Jesus é Senhor” é o específico da fé cristã. Isto não contraria à fé em Deus único. Crer no Espírito Santo “que é Senhor e dá a Vida” não introduz nenhuma divisão no Deus único:

Cremos firmemente e afirmamos simplesmente que há um só verdadeiro Deus eterno, imenso e imutável, incompreensível, todo-poderoso e inefável, Pai, Filho e Espírito Santo: Três Pessoas, mas uma Essência, uma Substância ou Natureza absolutamente simples. CIC 202.

Caríssimos, ao rezarmos o Pai Nosso, aceitamos que seja feita a  vontade do Senhor em nossas vidas, mas como tudo na vida, é aprendizado, conhecimento, para amarmos ao Senhor Nosso Deus e Pai, já o sabemos,  é preciso conhece-lo e para amarmos o nosso próximo, é preciso, primeiramente, conhecermo-nos a nós mesmos, porque só podemos amar e dar concretamente aquilo que temos, desde que o tenhamos dentro de nós...

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, queremos sempre ouvir o Senhor na intimidade da oração,  no nosso cotidiano... Abre Senhor os nossos ouvidos para que sempre possamos vos ouvir, pois sabemos que o Senhor nos ouve - 2 Cor 6,2 e o Salmo 81,8 o confirma! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, 'a amarmos o Senhor com todo o nosso ser , pensando sempre no bem do próximo', amém!

Brasília-DF., 04 de março de 2016
      Ana Miranda Bessa


                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário