21.3.16

A UNÇÃO EM BETÂNIA, PRELÚDIO DA MORTE - JOÃO 12,1-11 - REFLEXÃO DIÁRIA




Jesus caminhava, ele tinha uma missão a cumprir e em um reduzido período de tempo... Se caminhamos, são com os nossos pés que o fazemos ... Quando é longa a caminhada, os pés são os que mais se ressentem... Quando exercito a caminhada , andando uma hora, cerca de cinco quilômetros, ao término desta, tenho por hábito tirar os sapatos, nestes tempos, tênis, sentar-me e suspende-los para relaxar...

Jesus vinha da Galileia para Jerusalém e foi até Betânia, rever os amigos... Havia andado cerca de 'cento e trinta quilômetros '. Jesus deveria estar cansado e seus pés deveriam estar doloridos... Maria percebeu isso e os ungiu ...

Penso que todos ali deveriam saber que já estava chegando a hora de Jesus... E, à crítica de Judas, Jesus, justifica a atitude de Maria para com ele e prenuncia a sua morte, como nos narra João no Evangelho de hoje:

'Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos.
Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 'Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?' Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.

                                             
Jesus, porém, disse: 'Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis.' Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.’ João 12,1-11.

Diz-nos a Igreja do Senhor quanto a aparente e demagógica  preocupação de Judas com os pobres,  que ‘Já no Antigo Testamento, todas as medidas jurídicas (ano de perdão, proibição de empréstimo a juros e da manutenção de penhora, obrigação do dízimo, pagamento pontual ao trabalhador diarista, direito de rebusca nas vinhas e respiga nos campos) são uma resposta à exortação do Deuteronômio: “Nuca deixará de haver pobres na terra; é por isso que eu te ordeno: abre a mão em favor de teu irmão, de teu humilde e de teu pobre em tua terra” (Dt 15,11. Jesus faz suas essas palavras: “Sempre tereis pobres convosco; mas a mim nem sempre tereis” – Jo 12,8. Dessa forma ele não deixa caducar a veemência dos oráculos antigos: “Para comprarmos o fraco com prata e o indigente por um par de sandálias...” – Am 8,6, mas ele nos convida a reconhecer sua presença nos pobres, que são seus irmãos – Mt 25,40.’ CIC 2449.

O gesto de amor e de humildade de Maria para com Jesus , Jesus o estendeu aos seus Apóstolos no Lava-pés, onde Jesus na noite de Quinta-Feira, após a Ceia com seus Apóstolos, lava- lhes os pés, dando-lhes o exemplo, para que assim o façam – Jo 13,1-15.

Jesus amado, Jesus querido, nós vos amamos e vos adoramos e como Maria de Betânia, queremos estar sempre muito próximos do Senhor. Senhor, enche-nos com o vosso Santo Espírito para que possamos amar os nossos irmãos, sermos fraternos, solidários, misericordiosos para com os mais necessitados e compartilhemos com eles os nossos bens, nossos dons, porque verdadeiramente, ‘há mais felicidade em dar que em receber’ – At 20,35,’...pois Deus ama a quem dá com alegria.’ – 2 Cor 9,7.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, ‘santifica-nos Senhor e ao vosso Povo:

- Vós, Senhor, que nos mostrais o caminho para a vida nova, santificai vossa Igreja.

- Vós que sois nossa esperança, concedei-nos a graça de sermos fiéis à missão a nós confiada.

- Vós que passastes pela cruz, cumulai de ânimo e coragem os doentes e todos os que sofrem.

- Vós que dai a vida a todas as criaturas, ensinai-nos a respeitar a vida nas suas manifestações.

- Vós que fostes ungido por Maria, abençoai as mulheres que se dedicam à comunidade.’
Liturgia

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que ‘a Semana Santa seja o momento especial de vivenciarmos o clima de amor e penitencia na comunidade, e nestes dias, procuremos contemplar mais profundamente os últimos passos de Jesus.’ Amém. Liturgia

Brasília-DF., 21 de março de 2016
             Ana Miranda Bessa



                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário