7.3.16

NA GALILEIA. O FILHO DO FUNCIONÁRIO REAL - JOÃO 4,43-54 - REFLEXÃO DIÁRIA










Nosso Deus e Pai está sempre presente no meio de nós. Ontem em Josué 5,9a.10-12, os pães ázimos e os grãos tostados com os quais os israelitas na planície de Jericó celebraram a Páscoa, caracterizam a concretização da Palavra de Deus em dar-lhes uma terra que mana leite e mel. Até então, o maná caia do céu e no dia seguinte, só após o dia seguinte, cessou de cair o maná do céu porque a terra começou a dar os seus frutos... como está em Isaías 65,17-21, prenúncio da vida no Paraíso, a nova Jerusalém.

Assim como Deus nos alimenta, ampara e protege de todo mal como rezamos o Salmo 30 – ‘Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!’, ele cura as nossas doenças, como Jesus curou o filho do funcionário real ... e o curou à distância porque Ele é Onipresença, Onisciência e Onipotência.

Acolhamos com a mente e o coração abertos os sinais da presença de Nosso Deus e Pai, em Cristo Jesus, no meio de nós:

'Naquele tempo, Jesus partiu da Samaria para a Galileia. O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa.

Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho.
                                         

Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. Jesus disse-lhe: 'Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais.' O funcionário do rei disse: 'Senhor, desce, antes que meu filho morra!' Jesus lhe disse: 'Podes ir, teu filho está vivo.' O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.

Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: 'A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde'.

O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: 'Teu filho está vivo'. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.’ João 4,43-54.

Caríssimos, a nós compete ter fé e buscar o Senhor da Vida! Conhecendo os milagres operados por Jesus Cristo, o Filho amado do Pai, nós acreditamos, e vamos pedir a ele, como seus apóstolos pediram que aumente a nossa fé - Lc 17,5. Jesus aumentando a nossa fé, nossa família também é beneficiada! Graças, Senhor!

Este sinal do Senhor Jesus, em curar à distância - de Caná  à Cafarnaum  - por intercessão de um pai, me fez lembrar do índio mexicano Diego com Nossa Senhora de Guadalupe. Conta a história, que quando Nossa Senhora, ante a preocupação de Diego com o tio muito doente, curou-o à distância... Novos céus e nova terra, Nosso Deus e Pai, nos tem reservado já neste tempo - Isaías 65,17!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, graças porque podemos viver a alegria e acreditar, como aquele funcionário real do Evangelho de hoje narrado por João, que escutou Jesus, acreditou, confiou, e Jesus, nestes tempos, muito nos alegra quando nos diz que “Felizes os que não viram e creram” – Jo 20,29! Graças, Pai, glórias e louvores à vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que ‘a nossa fé em Jesus nos motive a comprometermo-nos com o sonho de Deus em criar novos céus e nova terra’, amém!


Brasília-DF., 07 de março de 2016
     Ana Miranda Bessa


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário