14.3.16

JESUS, LUZ DO MUNDO - JOÃO 8,12-20 - REFLEXÃO DIÁRIA










Ao final da missa deste domingo, na saída, estávamos próximos de um casal que conversava com uma terceira pessoa, de todos conhecida... Passou uma senhora de fisionomia asiática que ao cumprimentar a pessoa que estava com o casal, a elogiou como 'generosa, caridosa, prestativa' ..., e o casal  com olhar indiferente, ouvidos moucos, não se manifestou, ignorando o elogio daquela senhora em relação à pessoa com a qual conversava...

Jesus, no evangelho de hoje narrado por João, fala de si mesmo aos fariseus, os quais não o consideraram e por isso perderam a oportunidade de irradiar a  Luz de Cristo. Acolhamos a Palavra do Senhor, que nos quer comunicar a Vida:

                          
                                      'Naquele tempo,  disse Jesus: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida."  Então os fariseus disseram: "O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo."  Jesus respondeu: "Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai que me enviou.  Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Ora, eu dou testemunho de mim mesmo, e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim."

Perguntaram então: "Onde está o teu Pai?" Jesus respondeu: "Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai."

Jesus disse estas coisas, enquanto estava ensinando no Templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.’ João 8,12-20.

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘Em Jesus Cristo, a verdade de Deus se manifestou plenamente. “Cheio de graça e verdade” – Jo 1,14, ele é a “luz do mundo” – Jo 8,12, é a Verdade – Jo 14,6. “Para que aquele que crê em mm não permaneça nas trevas” – Jo 12,46. O discípulo de Jesus “permanece na sua palavra” para conhecer “a verdade que liberta” – Jo 8,32 e santifica – Jo 17,17. Seguir a Jesus é viver do “Espírito da verdade” – Jo 14,17 que o Pai envia em seu nome – Jo 14,26 e conduz “à verdade plena” – Jo 16,13. Jesus ensina a seus discípulos o amor incondicional da verdade: “Seja o vosso ‘sim’, sim, e o vosso ‘não, não” – Mt 5,37. – CIC 2466.


Caríssimos, a certeza que temos  do nosso potencial, quanto ao que somos, nos encoraja no enfrentamento da verdade daquilo que podemos e é como uma força interior que emana de dentro de nós e que só pode ser a extensão do Santo Espírito de Deus!

Se nós humanos, conhecemos, experimentamos e vivenciamos a força que vem do alto, que muitos dizem ser energia e a energia é luz, ou força, infinitamente maior é a Luz de Jesus Cristo, porque Fonte da Luz Eterna!

O testemunho que Jesus faz de si mesmo aos fariseus com relação ao Pai, está embasado em suas palavras, como as de hoje: ‘Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai’ – Jo 8,19 e em outras passagens Ele nos testemunha essa relação direta com o Pai, como: ‘Eu e o Pai, somos Um ‘– Jo 10,30; ‘Aquele que me vê, vê o Pai’ – Jo 12,45; ‘Quem me vê, vê Aquele que me enviou ‘ – Jo 14,9; ‘Tudo o que o Pai tem é meu...’ – Jo 16,12-15 e diz-nos São Paulo: ‘Ele é a imagem do Deus invisível...’ – 1 Col 1,15. Ó, Glória!

Jesus amado, Jesus querido, nós vos amamos, nós vos adoramos Senhor, e Ressurreto, cumpriu a vossa promessa quando da vossa Ascensão, confortando os vossos Apóstolos, disse-lhes: ‘... mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas...’ – At 1,8. Suscita em nós Senhor, a vossa Luz, a vossa Força, a vossa Verdade, para que conhecendo-vos, também nós, sejamos perseverantes em gestos, palavras e ações fraternos, de bons propósitos, vos testemunhemos ao mundo, valorizando os irmãos, que vos conhecem e que irradiam a vossa luz no meio de nós!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que sejamos dignos das promessas de Cristo e sejamos dóceis à moção do seu Santo Espírito, amém!

Brasília-DF., 14 de março de 2016
Ana Miranda Bessa


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário