18.3.16

OS JUDEUS QUEREM APEDREJAR JESUS - JOÃO 10,31-42 - REFLEXÃO DIÁRIA











Cada diálogo em um encontro que mantemos com uma pessoa do bem, pode nos revelar a empatia recíproca, o reconhecimento, o testemunho, qualidades que lhe são inerentes, derivando dai uma possível amizade e o gosto de estar com ela, ou pode acontecer o contrário, rejeição, por exemplo.

Jesus atraía multidões, mas muitos contemporâneos seus, consideravam que a sua postura como se fosse Deus, Filho de Deus, era considerada uma blasfêmia passível de punição, e o repudiavam...

Acolhamos a palavra de Jesus, narrada por João:

'Naquele tempo, Os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: 'Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?'

Os judeus responderam: 'Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!' Jesus disse: 'Acaso não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'?

Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim.

Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai.'
   
                                      
Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. Muitos foram ter com ele, e diziam: 'João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade.' E muitos, ali, acreditaram nele.’ João 10,31-42

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Os Evangelhos narram em dois momentos solenes – o Batismo e a Transfiguração de Cristo – a voz do Pai que o designa como seu “Filho bem-amado” – Mt 3,17; 17,5. Jesus designa-se a si mesmo como “o Filho Único de Deus” – Jo 3,16 e afirma com este título a sua preexistência eterna – Jo 10,36. Exige a fé “em nome do Filho Único de Deus” – Jo 3,18. Esta confissão cristã aparece já na exclamação do centurião diante de Jesus na cruz: “Verdadeiramente este homem era Filho de Deus” – Mc 15,39, pois é somente no Mistério Pascal que o crente pode captar o alcance último do título “Filho de Deus”. CIC 444.

Nosso Deus e Pai tudo preparou e desde a queda de Adão e Eva já prenunciou a vinda de Jesus, o Messias – Gn 3,15. Dentre os Profetas – Sf 3,14-15; Zc 2,14-15; 9,9, O anunciam, mais os testemunhos, de João - Jo 1,19s, no seu Batismo e dos Apóstolos, na Transfiguração – Mt 17,1s.

As pessoas que escutaram o testemunho de João Batista a respeito de Jesus, acreditaram em Jesus. Daí a importância de conhecermos o Senhor, termos intimidade com ele
e darmos o nosso testemunho sobre a atuação de Jesus em nossa vida e na vida dos nossos queridos...

Assim como Jesus disse aos seus contemporâneos no Evangelho de hoje “ ...que o Pai está em mim e eu no Pai” – Jo 10,38, ele o disse também a Filipe “ Não crês que estou no Pai e o Pai em mim?” – Jo 14,11. É o Pai em Jesus quem realiza as obras... É o Espírito Santo em nós quem nos dá o conhecimento do Senhor, a fé e  a força para sermos suas testemunhas- At 1,8.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso nós acreditamos em vós, nós acreditamos em Jesus Cristo, confiamos e esperamos no Senhor! Graças por tudo que somos e temos... Tudo é vosso, Pai! Somos vossos instrumentos... Utiliza-nos Senhor! Queremos viver a fidelidade em vós, Senhor! Fazei em nós a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que sejamos dignos das promessas de Cristo e contribuamos para um mundo melhor!

Brasília-DF., 18 de março de 2016
      Ana Miranda Bessa

                     




Nenhum comentário:

Postar um comentário