3.3.16

O DEMÔNIO MUDO. JESUS E BELZEBU - LUCAS 11,14-23 - REFLEXÃO DIÁRIA













Partilhei, em uma viagem de ônibus sem ar condicionado, por mais de quinze horas, com uma senhora acompanhada de seu marido, que nunca estava satisfeita com nada: era uma caixa de críticas e descontentamentos e o marido, provavelmente já acostumado com suas queixas, não lhe dizia nada. O calor era intenso e ela usava uma blusa de tecido sintético, que mais o agravava e ela reclamava na mesma proporção... Deixou de apreciar a natureza, a beleza marina das águas e uma conversa agradável com os demais viajantes...

Jesus quando foi à Nazaré, foi criticado, desdenhado pelos seus conterrâneos – Lc 4,24-30 e no Evangelho de hoje, Jesus é acusado de fazer o bem através de forças malignas que ele mesmo veio derrotar e como em Nazaré, também pedem-lhe um sinal...

Como minha conhecida, os opositores de Jesus, não perceberam o bem que estava sendo feito porque não queriam atribuir a Jesus, por inveja, Deus o sabe, a admiração, consideração e respeito que lhe deveriam fazer, como o fizeram as multidões...

Acolhamos a Palavra de Deus que nos exorta a permanecermos com Jesus, hoje e sempre:

'Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: 'É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.'Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: 'Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino?
                                           


Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.' Lucas 11,14-23

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Deus é infinitamente bom e todas as suas obras são boas. Todavia, ninguém escapa à experiência do sofrimento, dos males existentes na natureza – que aparecem como ligados às limitações próprias das criaturas -, e sobretudo à questão do mal moral. Donde vem o mal? “Eu perguntava donde vem o mal, e não encontrava saída”, diz Sto. Agostinho, e a sua própria busca sofrida não encontrará saída a não ser na sua conversão ao Deus vivo. Pois “o mistério da iniquidade” – 2Ts 2,7 só se explica à luz do “Mistério da piedade” – 1Tm 3,16. A revelação do amor divino em Cristo manifestou ao mesmo tempo a extensão do mal e a superabundância de graça – Rm 5,20. Precisamos, pois, abordar a questão da origem do mal fixando o olhar da nossa fé naquele que, e só Ele, é o Vencedor do mal – Lc 11,21-22. CIC 385.

Nosso Deus e Pai sempre se manifestou para os seus filhos e se manifesta pela sua Palavra no Antigo testamento, e no Novo Testamento Jesus se manifesta pelo dedo de Deus e nos afirma que o reino de Deus chegou a nós !

Com Simão Pedro dizemos ao Senhor: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” e assim, somos bem-aventurados - porque o Espírito Santo de Deus assim nos revela o Senhor – Mt 16,16. ! ‘Ninguém jamais viu a Deus: o Filho único, que está voltado para o seio do Pai, este o deu a conhecer.’ Jo 1,18. O Filho permanece no Pai e o Pai no Filho – 1 Jo 3,24 e estendeu a nós essa bela promessa de que estaria em nós e nós nele – 1 Jo 4,16, a concretizou com a instituição da Sagrada Eucaristia – Lc 22,19-20 e Ressurreto, nos revelou que sempre estará conosco, até a consumação dos séculos – Mt 28,20!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, nós queremos viver a unidade, em intimidade convosco pela oração...  Que o amor seja hoje e sempre o condutor de nossas vidas, em gestos e palavras! Envia-nos Pai o vosso Espírito Santo em nome de Jesus para inundar-nos com o amor, o vosso amor, Pai! Sela-nos Santo Espírito de Deus ao Pai e ao Filho e a vós também, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, e como na Anunciação – Lc 1,35; no primeiro milagre de Jesus, nas Bodas de Caná – Jo 2,1-12; ao lado de Jesus na Cruz – Jo 19,25 e com os Apóstolos em Pentecostes – At 1.2, a Senhora lá estava, ajuda-nos Mãe, para que também nós estejamos onde Jesus estiver! Amém!

Brasília-DF., 03 de março de 2016
       Ana Miranda Bessa


                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário