5.3.16

O FARISEU E O PUBLICANO - LUCAS 18,9-14 - REFLEXÃO DIÁRIA













O Profeta Oseias nos fala daquilo que Nosso Deus e Pai quer e espera de cada um de nós: um coração sincero e amigo, não como a nuvem pela manhã, como o orvalho que cedo se desfaz, mas que sejamos constantes useiros vezeiros do amor e do conhecimento de Deus para com Ele e com os nossos irmãos – Os 6,1-6.

A nossa conduta pode nos revelar estarmos convencidos de que somos realmente bons, mas só isso não basta, é preciso estarmos convertidos ao Senhor Nosso Deus, porque só pela nossa conversão, pela mudança de vida, poderemos reconhecermo-nos pecadores, necessitados da misericórdia do Pai e misericordiosos como o Pai, quando então,  seremos justificados por Ele, como o cobrador de impostos do Evangelho de hoje.

Acolhamos com amor a Palavra que nos ensina o caminho que nos leva à conversão, narrado por Lucas:

'Naquele tempo, Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 'Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: 'Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda'.
                                           

 O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: 'Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!' Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado.' Lucas 18,9-14.

Diz-nos a Igreja do Senhor:’ “A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes”. De onde falamos nós ao rezar? Das alturas de nosso orgulho e vontade própria, ou das “profundezas” – Sl 130,1 de um coração humilde e contrito? Quem se humilha será exaltado – Lc 18,9-14. A humildade é o fundamento da oração. “Não sabemos o que pedir como convém” – Rm 8,26. A humildade é a disposição para receber gratuitamente o dom da oração; o homem é um mendigo de Deus.’ CIC 2559.

Jesus nos fala que devemos ser como as crianças – Mt 18,1-4. Penso que como a criança pequenina que se deixa conduzir pelas nossas mãos e nos pede algo, nos olha e espera de nós o que pede... Assim, devemos ser nós adultos, com o Nosso Deus e Pai: voltarmo-nos para  Ele, em oração, falarmos das nossas necessidades em atitude humilde e dependente, agradecendo por  todo o  bem que Ele nos faz, sem julgamentos, sem comparações..., porque isto, é agradável ao Senhor!

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus ‘ensina-nos a cumprir a vossa vontade, pois sois o nosso Deus; que vosso Santo Espírito nos conduza por uma terra aplanada. Faze-nos ouvir vosso amor pela manhã pois é em vós que nós confiamos; indica-nos o caminho a seguir pois nós nos elevamos a vós’ – Sl 143. Sim Pai Santo, nosso coração vos busca! Cura-nos Senhor, transforma-nos Senhor, converte-nos Senhor para vos amar e amar os nossos irmãos, profundamente, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa , rogai a Deus por nós Mãe para que ‘neste tempo de conversão, se torne mais firme a nossa volta para o Senhor por meio da confissão, da oração e da adoração eucarística.’ Amém!

Brasília-DF., 05 de março de 2016

      Ana Miranda Bessa

                    

             





Nenhum comentário:

Postar um comentário