1.9.16

VOCAÇÃO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS. PESCA MILAGROSA - LUCAS 5,1-11 - REFLEXÃO DIÁRIA






O Salmo 63, ‘Desejo de Deus’ de Davi, quando andava errante no deserto de Judá, em uma de suas estrofes, diz: ‘A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo anseia com ardor, quando irei ao encontro de Deus e verei tua face, Senhor? ’ A melodia desse salmo é linda, me toca a alma, alegra o meu coração e a paz inunda o meu ser, porque verdadeiramente antes de irmos ao encontro de Deus, Deus veio até nós, em Jesus Cristo, como ele mesmo nos diz: ‘quem me vê, vê o Pai’ – Jo 14,9.

Por onde Jesus passava, uma multidão queria estar com ele, porque ele falava, curava as enfermidades, libertava as pessoas do mal, com autoridade – Lc 4,32, como o Pai, porque ‘o Pai está em Jesus e Jesus no Pai – Jo 10,38. E, Jesus, quer estender esse liame de amor do Pai para todos nós que acreditamos, confiamos e esperamos Nele, doce mistério de amor, quando delegou a Pedro, para que sem medo, fosse pescador de homens!

Simão, seus sócios e companheiros,  já deveriam ter notícias dos milagres, prodígios e sinais operados por Jesus, pois Simão Pedro o chama de Mestre e Simão Pedro, obediente à palavra de Jesus - não só ele, mas os amigos -, puderam testemunhar o seu poder e   autoridade, na pescaria abundante que o Senhor lhes concedeu, quando então, atendendo ao seu chamado, o segue, conforme nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.

Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
                                        

Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador! ” É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. ’ Lucas 5,1-11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, escutar, ouvir e agir na força de vosso Espírito Santo, é a vossa vontade para cada um de nós, porque vida é ação, é movimento, é partilha... Graças Pai, Deus vivo, porque somos vossos filhos amados – Os 2,1-2 e em Cristo Jesus estais conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20. Graças Pai, glórias e louvores a vós, Senhor! Ajuda-nos Senhor para vos escutar, ouvir; abre Senhor a nossa mente, os nossos olhos, e o nosso coração para compreendermos e entendermos a vossa vontade em nossas vidas!

Graças Jesus, porque pela Santa Eucaristia quisestes ficar em nós, e nós fiquemos em vós, e assim nos renovas e nos fortaleces – Lc 22,19-20 para que no dia a dia vos testemunhemos, em palavras, gestos e ações aos nossos irmãos e àqueles que ainda não vos conhecem e não têm intimidade convosco, porque vosso desejo e vontade é que todos sejamos uma grande família, no Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que aprendamos a pescar gente para o Senhor! Amém!

Brasília-DF., 1º de setembro de 2016
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário